Garibaldi deve entregar relatório final no começo de junho



O relatório final da comissão Comissão Parlamentar de Inquérito dos Bingos deverá ser apresentado no próximo cinco de junho, segundo informou o relator senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN). Em entrevista à Agência Senado, Garibaldi acrescentou que irá propor a realização de um plebiscito destinado a saber se a população deseja ou não a legalização das casas de bingo em todo país. A consulta popular proposta por Garibaldi - e que poderá fazer parte do relatório - seria feita nas eleições municipais de 2008.

Nos próximos dias, a CPI dos Bingos seguirá com o trabalho de exame de documentos. Está previsto o recebimento das informações relativas à quebra dos sigilos bancário, telefônico e fiscal do empresário Roberto Carlos Kurzweil. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cesar Peluzo, extinguiu o mandado de segurança que impedia o acesso dos parlamentares a essas informações. O empresário vem sendo investigado pelo Ministério Público Federal (MPF) em razão de remessa de recursos não-declarados ao exterior, no valor de aproximadamente R$ 1 milhão. O dinheiro seria oriundo de doações feitas por empresários angolanos do ramo de jogos à campanha presidencial do Partido dos Trabalhadores (PT), em 2002.

Kurzweil, que já depôs na CPI dos Bingos no início de fevereiro, também vem sendo investigado pela comissão por suspeita de ter participado do transporte ilegal de dólares supostamente doados à campanha presidencial de 2002 pelo governo de Cuba. A contribuição teria sido transportada em um veículo blindado de propriedade do empresário, de acordo com notícias divulgadas pela imprensa.

Requerimentos apresentados

O garçom Anderson Ângelo Gonçalves, conhecido como Jack, deve depor novamente na CPI dos Bingos. Requerimento apresentado na quinta-feira (4) pelos senadores Efraim Morais (PFL-PB), presidente da comissão, e Eduardo Suplicy (PT-SP), solicita nova convocação do garçom, que depôs na quarta-feira (3) em sessão secreta do colegiado. Se aprovada a reconvocação, Anderson terá que prestar mais esclarecimentos sobre as reuniões que presenciou em uma casa de bingo de São Paulo nas quais supostamente teria sido planejado o assassinato, em setembro de 2001, do então prefeito de Campinas (SP), Toninho do PT.

O senador Flávio Arns (PT-PR) apresentou três requerimentos à CPI, nos quais solicita a convocação para prestarem depoimento de Luiz Francisco de Barros, do deputado estadual Romeu Tuma Júnior, e do ex-presidente do banco Nossa Caixa Valdery Frota de Albuquerque. Todos devem falar sobre as recentes denúncias de irregularidades no banco paulista e as respectivas investigações.

05/05/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Relatório final da CPI dos Bingos deve ser apresentado até 7 de junho

CPI da Exploração Sexual deverá entregar relatório final em maio

Chinaglia deve entregar hoje relatório preliminar do Orçamento

CPI DO TRABALHO INFANTIL TEM ATÉ FINAL DE JUNHO PARA APRESENTAR RELATÓRIO

Efraim aposta na aprovação do relatório final de Garibaldi

Garibaldi recebe relatório final da Comissão dos 20 anos da Constituição