Garibaldi diz que alertas de Jefferson Péres devem ser lembrados



Entre as várias entrevistas concedidas na manhã desta sexta-feira (23), o presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, afirmou que, em fevereiro deste ano, quando sustentava que o Executivo se excedia na edição de medidas provisórias, interferindo nas prerrogativas do Congresso, o senador Jefferson Péres (PDT-AM), que morreu pela manhã, expressou todo o seu apoio à independência do Parlamento.

- Ele fez um discurso defendendo minha luta contra as medidas provisórias. E terminou esse discurso com o alerta: "Não se deixe abater, não desanime". No dia sua morte, tenho que pensar nisso, não desanimar - disse.

Na opinião de Garibaldi, em matéria de ética e moral, a morte de Jefferson Péres trouxe grandes perdas para o Senado. Ele disse que, a despeito de haver muitos parlamentares que defendem a ética e a moralidade, Jefferson Péres superava os demais por aliar sua dimensão intelectual à bravura e independência.

- Ele se agigantava nessa luta - lembrou Garibaldi.

Ainda de acordo com o presidente do Senado, o primeiro suplente do senador morto, Jefferson Praia Bezerra, também do PDT, que ele acredita que também deverá ser um dos sustentáculos da independência do Legislativo e da defesa da Amazônia, certamente terá dificuldade em ombrear-se com o titular do mandato.

- Substituir Jefferson Péres não é fácil. Ele era muito em tudo. Ele era superlativo. Não era um senador fácil de ser substituído. Nós todos devemos nos unir para preencher essa lacuna, essa falta que Jefferson Péres já faz - destacou.



23/05/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Garibaldi chega ao velório de Jefferson Péres

Garibaldi: Jefferson Péres foi defensor intransigente da democracia

Garibaldi: Jefferson Péres foi defensor intransigente da democracia

Garibaldi Alves: Jefferson Péres era um dos sustentáculos do Senado Federal

Garibaldi abre sessão e lamenta morte de Jefferson Péres

Garibaldi diz que Jefferson Péres faz falta no atual momento político