Garibaldi diz que Brasília é referência mundial



Na sessão especial do Senado desta terça-feira (29) destinada a homenagear os 48 de fundação de Brasília, o presidente do Senado, Garibaldi Alves, disse que a cidade transformou-se em referência mundial, ao revolucionar os conceitos de vida urbana.

Para o senador, a visão "empreendedora e futurista" do ex-presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira gerou a criação da nova capital do país, que, na visão de Garibaldi, trouxe mais progresso para todo o Brasil e para sua gente.

- É com muita alegria e satisfação que presido esta sessão especial em homenagem a Brasília. A nova capital sempre soube acolher e dar melhores condições de vida a milhões de brasileiros, especialmente aqueles que vieram do Nordeste - salientou Garibaldi Alves.

O presidente lembrou que, na década de 1950, a oposição posicionou-se contrariamente à construção de Brasília, por entender que o empreendimento era muito ousado. O senador observou que, com o passar dos anos, a construção de Brasília justificou-se e, atualmente, apesar da existência de alguns problemas comuns a qualquer grande cidade, como o de trânsito, a nova capital transformou-se em referência mundial, com destaque para a arquitetura.

Durante a sessão, Garibaldi Alves homenageou o pioneiro Artur Andrade, natural de Lavras (MG), de 101 anos de idade, que estava no Plenário.

Arruda

Ao falar na sessão especial, o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, também afirmou que Brasília mudou o conceito que o mundo tinha sobre cidade. Enalteceu o fundador de Brasília, Juscelino Kubitschek, salientando que em sua administração (1955/1960) o Brasil viveu "momentos de glória", com destaque para a implantação da indústria automobilística e a inauguração de Brasília.

Emocionado, Arruda observou que, depois de sete anos, voltava a ocupar a tribuna do Senado, desta vez como governador pelo Distrito Federal. No discurso, além de colocar em relevo os benefícios que a transferência da Capital da República trouxe para o país, provocando, conforme observou, a interiorização do desenvolvimento, Arruda afirmou que, tão logo assumiu o governo do Distrito Federal (GDF), "tomou medidas drásticas para colocar a casa em ordem". Entre as principais medidas, destacou o que chamou de firme combate "à ocupação desenfreada e irregular do solo do DF".



29/04/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


SUS é referência internacional, diz Banco Mundial

Garibaldi: Enap é referência na formação de servidores

Brasil é referência mundial na fabricação vacinas

Brasília inaugura Centro de Referência em Direitos Humanos

Sistema de monitoramento brasileiro vira referência mundial

Opas reconhece Telessaúde como referência mundial