Garibaldi: Enap é referência na formação de servidores



Para o presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, que presidiu a sessão realizada nesta terça-feira (12) em homenagem aos 20 anos da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o órgão vem se constituindo num grande esteio de formação dos funcionários públicos, sobretudo os de carreira. Garibaldi é autor do requerimento para a homenagem à instituição.

- Eu acredito que, se até agora não foi realizada uma reforma administrativa profunda, a Enap se encarregou de fazer sua parte, formando servidores públicos à altura dos desafios desta Nação - disse.

O parlamentar ressaltou o trabalho do então presidente da República e atual senador, José Sarney (PMDB-AP), e do então ministro extraordinário da Administração, Aluizio Alves, seu tio, que, segundo ele, viabilizaram a criação da instituição, "algo que vai ficar para a história administrativa e política deste país". Para o presidente do Senado, o trabalho de ambos deve avançar para "a consolidação de uma burocracia estável".

A Enap, disse o senador, precisa fazer com que não se diga da administração brasileira o que se diz hoje - que existem apenas ilhas de excelência em órgãos como o Itamaraty ou o Ministério da Fazenda.

- Ficamos sempre a desejar que essas ilhas possam se constituir num imenso continente. Devemos fazer com que a administração pública federal possa ter um padrão de excelência, um verdadeiro padrão através de todos os seus órgãos, e não apenas de alguns privilegiados, e a Enap tem esse papel - opinou.



12/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Objetivo da Enap é capacitar servidores públicos

Garibaldi diz que Brasília é referência mundial

Servidores escolares iniciam formação técnica a distância

Servidores estaduais participam de Ciclo de Formação em Compras Governamentais

Emendas da CE ao Orçamento incluem melhoria de escolas e formação de servidores da educação

Garibaldi diz que servidores corruptos são minoria