Garibaldi garante que proposta de regimento interno do Conselho de Ética será votada com prioridade



O presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, garantiu, nesta quinta-feira (31), que o projeto de resolução que institui o regimento interno do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar será analisado e votado com prioridade em Plenário. Para Garibaldi, a crise ética enfrentada pelo Congresso Nacional no ano passado, com denúncias por quebra de decoro contra senadores, inclusive contra o então presidente da Casa, Renan Calheiros, serviu de exemplo para a necessidade desse regulamento.

- Será aprovado o regimento interno do Conselho de Ética rapidamente. Depois do que houve, vale a lição - observou Garibaldi.

Em outubro do ano passado, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou substitutivo da senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) a projeto de resolução (PRS 38/07) de autoria do senador Valter Pereira (PMDB-MS) que institui o regulamento do Conselho de Ética. A matéria será submetida à Comissão Diretora, quando poderá receber emendas, e depois seguirá para o Plenário, onde será relatada pelo senador César Borges (PR-BA).

O líder do PSOL, senador José Nery (PA), já comunicou que vai reapresentar duas emendas de sua autoria que foram rejeitadas na CCJ. Uma delas retira do texto do substitutivo a competência do Conselho de Ética de investigar somente representações que tenham como base denúncias ocorridas a partir da posse do senador. A outra determina que o início do processo de cassação seja contado a partir da decisão da Mesa do Senado de enviar a representação ao Conselho de Ética.



31/01/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lúcia Vânia elogia aprovação de Regimento Interno do Conselho de Ética

CCJ deve votar criação de regimento interno para o Conselho de Ética

Proposta de unificação das representações contra Renan será votada pelo Conselho de Ética

Proposta de regimento do Conselho de Ética está na pauta da CCJ

CCJ analisa proposta de regimento para o Conselho de Ética

Votação de proposta que cria regimento para Conselho de Ética é adiada