Garibaldi quer mais agilidade para ações que minimizem efeitos da seca



O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) pediu mais agilidade no socorro às vítimas de fenômenos climáticos, como a seca que começa a afligir os agricultores do Nordeste e, de modo especial, do Rio Grande do Norte.

De acordo com o parlamentar, o problema da falta chuvas já começa a ser esquecido "e as consequências no estado e na região podem ser gravíssimas do ponto de vista do bem-estar da população". Garibaldi Alves Filho disse que as chuvas na região "já deveriam ter se mostrado muito mais abundantes do que estão caindo" e que a perda da safra já é um fato.

Na avaliação do senador, a Secretaria Nacional de Defesa Civil, subordinada ao Ministério da Integração Nacional, deveria já estar atuando mais intensamente para minimizar as consequências da estiagem. O parlamentar disse que esse é o tipo de caso que justifica uma medida provisória, a qual, no entanto, não é editada.

O senador afirmou que o país precisa ter a capacidade de prevenção desse tipo de fator climático, assim como a capacidade de convivência com o fenômeno da seca. Infelizmente, segundo ele, o país não está capacitado em nenhum dos casos.



19/04/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Semiárido receberá novas ações para reduzir efeitos da seca

Garibaldi pede ação emergencial para minimizar efeitos da seca do Nordeste

Walter Pinheiro relata ações para minimizar efeitos da seca na Bahia

Senadores cobram de Graziano ações para minimizar efeitos da seca em Alagoas

Garibaldi Alves apela por obras de infraestrutura para combater efeitos da seca no Nordeste

Integração Nacional e governo da Paraíba estudam ações para reduzir efeitos da seca