Garibaldi vê o lado bom das chuvas



Apesar dos danos causados em muitos municípios pelas enchentes que ainda afetam a Região Nordeste, o senador Garibaldi Alves (PMDB-RN) mostrou-se nesta segunda-feira (9) esperançoso em relação aos benefícios que as fortes chuvas trarão para a agricultura e a pecuária das regiões tradicionalmente assoladas pelas secas. No semi-árido nordestino, assinalou o senador, o cinza e o ruído das folhas secas cederam lugar ao verde e ao canto dos pássaros, ao mesmo tempo em que os rebanhos recobraram suas forças e os lavradores retomaram o cultivo dos roçados.

- Mais que tudo, os reservatórios estão sendo rapidamente recompostos e, se bem gerenciados, poderão garantir água para os diversos usos por muito tempo - disse Garibaldi Alves.

De acordo com o senador, 464 reservatórios de grande porte monitorados pelos órgãos gestores estaduais nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe têm capacidade de armazenamento de água de 94 bilhões de metros cúbicos. E já estão "sangrando".

Garibaldi Alves lembrou que no passado a falta de legislação relativa aos recursos hídricos levava a um grande desperdício de água. A partir de 1997, com a sanção da Lei nº 9.433 (Lei das Águas) e, posteriormente, com a sanção de leis estaduais tratando do mesmo tema, o Brasil passou a dispor de uma legislação reconhecida como das mais modernas e eficientes entre as já existentes no mundo. O senador citou também a atuação da Agência Nacional de Águas (ANA).

- Com os reservatórios cheios e instrumentos de gestão adequados, as águas seguramente serão utilizadas de forma mais eficiente, minimizando em muito o efeito de períodos secos que inexoravelmente virão - disse Garibaldi.



09/02/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ao lado de Lula, Garibaldi diz que MPs "manietam" o Congresso

Garibaldi lembra que Maçonaria sempre esteve ao lado das boas causas

Natureza e conforto andam lado a lado em Ilhabela

Garibaldi defende MP que garanta recursos para recuperar cidades atingidas pelas chuvas

Chuvas: Defesa Civil alerta para itensidade das chuvas na Grande São Paulo

Imprensa precisa "ver o outro lado da rua", diz Heráclito