Garibaldi lembra que Maçonaria sempre esteve ao lado das boas causas



Ao saudar os maçons presentes ao Plenário do Senado, para a sessão especial de homenagem ao Dia do Maçom, o presidente do Senado, Garibaldi Alves, afirmou que a Maçonaria se pauta pela tríade consagrada pela Revolução Francesa - liberdade, igualdade e fraternidade. Essa característica, observou, oferece um "contraponto fecundo, capaz de suplantar o hedonismo dos tempos de hoje".

VEJA MAIS

- Aspiram os maçons, portanto, a um mundo de paz, harmonia, compreensão e assistência fraterna, um mundo em que vigore plenamente a consciência da fraternidade, sem distinção de credo, raça, cor ou status social - destacou Garibaldi, que presidiu a solenidade.

O presidente do Senado lembrou ainda, em seu pronunciamento, que a organização, no Brasil, por ter estado sempre ao lado das boas causas, teve atuação relevante em diversos momentos da história nacional, como a Inconfidência Mineira, a Conjuração Baiana, a Revolução Pernambucana de 1817.

- Mas o grande momento de afirmação ocorreu com o surgimento do Grande Oriente do Brasil em 1822. O Patriarca da Independência, José Bonifácio de Andrada, então Ministro de Estado, foi elevado ao cargo de grão-mestre, e o movimento rapidamente ganhou força e espalhou-se por todos os rincões de nosso território - destacou Garibaldi Alves.

A sessão especial, além de comemorar o Dia do Maçom - 20 de agosto - também homenageou a fundação do Grande Oriente do Brasil, que ocorreu em 17 de junho de 1822. O requerimento de realização da sessão teve como primeiro subscritor o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), que destacou a atuação das cinco mil lojas maçônicas espalhadas pelo Brasil.

Para compor a Mesa, o presidente Garibaldi Alves chamou, entre outros, o grão-mestre do Grande Oriente do Brasil Marcos José da Silva; o presidente da Confederação Maçônica do Brasil, Héber Xavier; o grão-mestre do Distrito Federal Jafé Torres; o grande-mestre do Supremo Conselho da Ordem DeMolay Max Rodrigues Pereira; o mestre conselheiro nacional da mesma ordem, Guilherme de Castro Couto Santos; bem como os senadores Mozarildo Cavalcanti e Efraim Morais (DEM-PB), que também assinou o requerimento da sessão; e o deputado Nelson Marquezelli, como representante da Câmara dos Deputados.



20/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tuma diz que Bandeirantes sempre esteve aberta ao debate

Missão da Maçonaria inclui promover a amizade e as boas obras, destaca Mesquita Júnior

Garibaldi vê o lado bom das chuvas

Raupp lembra papel histórico da maçonaria

Ao lado de Lula, Garibaldi diz que MPs "manietam" o Congresso

João Vicente Claudino lembra o Sesquicentenário da maçonaria no Piauí