Geovani Borges exalta criatividade brasileira



O senador Geovani Borges (PMDB-AP) fez nesta terça-feira (5) homenagem aos inventores brasileiros, mas criticou a tendência nacional à baixa auto-estima, que precisa ser quebrada, na sua opinião, de forma a abrir caminho para "soluções e inovações".

O parlamentar citou vários feitos brasileiros, começando pelo primeiro vôo de um avião impulsionado por um motor a combustão, o 14 Bis, construído e dirigido por Santos Dumont. Infelizmente, os irmãos norte-americanos Wright, que em 1903 puseram no ar Flyer I, com a ajuda de uma catapulta, teriam assegurado o crédito da invenção do avião.

Geovani Borges mencionou ainda a abreugrafia, exame com raio X criado por Manuel de Abreu; o Bina, identificador de chamadas telefônicas criado por Nélio Nicolai; o dirigível, patenteado por Julio Cezar; e o escorredor de arroz, criado por Beatriz de Andrade. Entre esses inventores, Beatriz teria sido a única beneficiada com o reconhecimento de seus direitos, que vendeu a uma indústria.

- Gostaria que esse meu pronunciamento tivesse o poder de reforçar a auto-estima individual e a criatividade coletiva. Queria que cada brasileiro e brasileira criassem um novo ânimo e jamais desistissem de se reinventar e reescrever sua história - sugeriu o parlamentar.



05/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Geovani Borges denuncia tratamento cruel da polícia da Guiana Francesa contra brasileira

Geovani Borges assume mandato de Gilvam Borges

Geovani Borges se despede do Senado

Geovani Borges pede conclusão da BR-150

Geovani Borges homenageia nutricionistas

Geovani Borges é empossado no Senado