Geovani Borges homenageia Dorina Nowill
O senador Geovani Borges (PMDB-AP) homenageou nesta segunda-feira (18) a deficiente visual Dorina Nowill, criadora da Fundação para o Livro do Cego do Brasil, instituição que completa 65 anos difundindo e tornando acessíveis aos deficientes visuais materiais impressos em braile. Ele informou que a fundação produziu mais de 6 mil títulos e atendeu mais de 20 mil pessoas nos seus diferentes serviços que realizou.
- Muitas pessoas não imaginam, mas as pessoas que não enxergam gostam de ler e fazem uso da leitura com muita frequência. Para eles, a leitura se dá por meio de outros sentidos que não a visão, como o tato e a audição. O livro em braile, o falado e, mais recentemente, o livro digital, garantem o acesso mais rápido à cultura, à informação e ao lazer - disse.
Geovani Borges disse que a criadora da fundação, Dorina Nowill, que faleceu em agosto do ano passado, aos 91 anos, era deficiente visual desde os 17 anos, tendo sido a primeira deficiente visual a estudar em uma escola regular. Por seu trabalho na fundação, ela recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais.
O senador disse que embora tenha havido grandes avanços tecnológicos no tratamento da deficiência visual, a luta pelos direitos dos cegos ainda enfrenta "desafios gigantescos". Ele assinalou que uma das maiores dificuldades está diretamente ligada à mobilidade, acrescida de outras como a dificuldade para encontrar emprego.
- Os deficientes visuais, é preciso que se diga, não querem ser vistos e tratados como coitadinhos, de quem se tenha que ter pena - afirmou, acrescentando que o Estado deve instituir programas de âmbito federal, estadual e municipal que permitam aos deficientes visuais usufruírem sua cidadania.
18/04/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado Inclusivo lamenta morte de Dorina Nowill
Flávio Arns lamenta a morte da pedagoga Dorina Nowill
Comenda Dorina Nowill premiará personalidades que se destacam na defesa de pessoas com deficiência
Geovani Borges homenageia nutricionistas
Geovani Borges homenageia "Constituição Cidadã"
Geovani Borges homenageia José Alencar