Geovani Borges homenageia "Constituição Cidadã"



O senador Geovani Borges (PMDB-AP) recordou, nesta quinta-feira (12), a jornada histórica de que participou, há 20 anos, na condição de deputado constituinte. Agora, como naquele momento, o parlamentar amapaense considera que a Constituição promulgada em 1988 representou para o país "um importante passo na caminhada que deixava para trás a ditadura militar e rumava na direção de um Estado democrático".

O senador pelo PMDB diz que agora, passadas duas décadas, pode até ser fácil "e não de todo injusto" apontarem erros e equívocos no texto constitucional. Geovani Borges entende, porém, que a "Constituição Cidadã", como foi batizada pelo presidente da Assembléia Nacional Constituinte, Ulysses Guimarães, inaugurou um novo arcabouço jurídico-constitucional, ampliando as liberdades civis e assegurando direitos e garantias fundamentais para os cidadãos brasileiros.

O parlamentar pelo Amapá disse ter certeza que, da promulgação até os dias de hoje, muitos passos acertados aproximaram a sociedade brasileira do destino traçado pelos constituintes de 1988. Para Geovani Borges, é preciso ter em mente que, após 21 anos de regime militar (1964/1985) e da campanha das Diretas Já (1984), a Nação clamava por uma Carta Magna que promovesse a transição para a democracia, com eleições diretas em todos os níveis.

- Recebo como um presente do destino a feliz coincidência de, na qualidade de ex-deputado constituinte e atual senador, subir a esta tribuna e poder falar a respeito da Constituição Cidadã 20 anos depois - disse o parlamentar.



12/06/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Geovani Borges homenageia nutricionistas

Geovani Borges homenageia Dorina Nowill

Geovani Borges homenageia José Alencar

Geovani Borges homenageia dona Kyola, mãe de Sarney

Geovani Borges pede apoio a proposta que inclui a Libras entre os meios legais de comunicação previstos na Constituição

Geovani Borges assume mandato de Gilvam Borges