Geovani Borges pede valorização da carreira de juiz federal




Em discurso no Plenário nesta terça-feira (10), o senador Geovani Borges (PMDB-AP) pediu mais valorização aos magistrados federais do Brasil. O senador destacou que 90% dos juízes federais aderiram à paralisação promovida pela Associação de Juízes Federais do Brasil (Ajufe), no último dia 27.

- Apesar da paralisação, os juízes continuaram a julgar casos urgentes, como relaxamento de prisão e autorização para fornecimento de remédios - afirmou.

Geovani Borges disse que nos próximos 90 dias, haverá uma assembléia em que os quase 2 mil juízes federais vão decidir se entram em greve. Segundo o senador, os juízes pedem igualdade de direitos com os membros do Ministério Público e revisão do teto constitucional para permitir a reposição do salário dos juízes. Geovani Borges disse que, segundo informação da Ajufe, o salário líquido de um juiz em início de carreira é de cerca de R$ 12 mil.

Outra reivindicação é a criação de uma política de segurança para os magistrados, já que há muitos casos de retaliação por parte do crime organizado. Para o senador, parte dessa reivindicação já foi atendida com o PLC 3/2010, que permite o julgamento em colegiado de crimes praticados por organizações criminosas.

Ele ainda destacou a proposta de emenda Constitucional 2/11, do senador licenciado Gilvam Borges (PMDB-AP), a quem substitui. A PEC restabelece o adicional por tempo de serviço como componente da remuneração das carreiras da magistratura e do Ministério Público.



10/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Geovani Borges comemora aniversário da Universidade Federal do Amapá

Geovani Borges comemora construção de sede da Justiça Federal do Amapá

Geovani Borges cumprimenta governo federal por antecipação das metas do Luz para Todos

Geovani Borges pede conclusão da BR-150

Geovani Borges pede investimentos no Amapá

Geovani Borges pede aprovação de projeto do Ato Médico