Geovani quer inserir noções de primeiros socorros nos ensinos fundamental e médio



Se todos soubessem noções básicas de primeiros socorros, muitas vidas seriam salvas. Com essa afirmação, o senador Geovani Borges (PMDB-AP) justificou, em discurso nesta quinta-feira (24), a apresentação do projeto de lei (PLS 143/08) que inclui o conteúdo relativo aos primeiros socorros no currículo dos ensinos fundamental e médio.

- O objetivo é habilitar os jovens brasileiros a prestar os primeiros socorros a pessoas acidentadas. A finalidade do primeiro atendimento é manter os sinais vitais da vítima, evitar o agravamento do seu quadro, dando-lhe conforto físico e psicológico até a chegada da assistência especializada - explicou o senador.

Geovani Borges lembrou que as doenças cardiovasculares e as causas externas, como acidentes automobilísticos e violência interpessoal, são responsáveis por altos índices de mortalidade. Dados do Ministério da Saúde indicam que 27,6% dos óbitos no Brasil em 1998 foram devido a doenças do aparelho cardiovascular, e outros 12%, por causas externas. O ensino direcionado aos jovens, que estão em processo de formação, ajudaria a torná-los importantes multiplicadores, além de estimular o desenvolvimento do sentimento de responsabilidade e solidariedade, tornando-os motoristas mais conscientes e cuidadosos mais tarde.

O parlamentar homenageou ainda o senador José Sarney (PMDB-AP) pela passagem do seu aniversário, comemorado nesta quinta-feira.



24/04/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


USP: Projeto usa telescópio nos ensinos fundamental e médio

Unicamp recebeu 50 mil estudantes dos ensinos médio e fundamental

Estudos sobre a Amazônia poderão ser obrigatórios nos ensinos fundamental e médio

Mais de quatro mil alunos dos ensinos fundamental e médio visitam Museu de Ciências da USP

Projeto prevê inclusão de práticas de trabalho no currículo dos ensinos fundamental e médio

Primeiro projeto de 2012 sugere disciplinas de cidadania e ética nos ensinos fundamental e médio