Unicamp recebeu 50 mil estudantes dos ensinos médio e fundamental
Durante evento Unicamp de Portas Abertas, a instituição foi apresentada aos futuros vestibulandos
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) transformou-se, no último fim de semana, em ponto de encontro de milhares de estudantes do ensino médio e fundamental. Em dois dias, cerca de 50 mil jovens de São Paulo, Distrito Federal e mais cinco Estados participaram da quinta edição da Unicamp de Portas Abertas (UPA), evento que objetiva apresentar a instituição aos futuros vestibulandos.
Graças à presença dos adolescentes, o câmpus de Campinas, onde as atividades estiveram concentradas, tornou-se espaço privilegiado para a manifestação de diferentes sotaques, expressões e sonhos. Do número total de visitantes, quase 42 mil estavam cadastrados. Os demais foram inscritos durante o evento.
Na cerimônia de abertura oficial, na noite do dia 30, o coordenador da UPA e coordenador-geral da Unicamp, Fernando Costa, destacou a importância do evento, que está incorporado ao calendário oficial da instituição. “A UPA é excelente oportunidade para mostrar aos alunos do ensino médio e fundamental que a Unicamp não é inacessível e que as informações que recebem aqui colaboram para a escolha de uma boa universidade ou mesmo de uma determinada carreira”, afirmou.
O reitor José Tadeu Jorge assinalou que a UPA foi plenamente assumida por toda a comunidade universitária. “Não imaginei que seria algo tão grandioso quando iniciamos o evento. Mas vejo que não é uma atividade banal. Exige envolvimento das pessoas e vontade coletiva”, analisou.
Batalhão – Para receber os jovens visitantes, foram necessários meses de trabalho e a definição de estrutura gigantesca. De acordo com a organização, a UPA contou com a participação de 3 mil alunos, 1,7 mil professores e 7 mil funcionários.
Esse batalhão de pessoas se encarregou de inúmeras tarefas, desde a orientação do trânsito até a recepção dos estudantes nas faculdades e institutos. Nessas unidades, os visitantes puderam assistir a palestras, conhecer laboratórios e tirar dúvidas sobre profissões e disciplinas. Além disso, puderam acompanhar apresentações artísticas e culturais.
Números do evento
Escolas cadastradas: 677
Visitantes cadastrados: 41.722
Números de ônibus: 902
Número de vans: 100
Estados: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Espírito Santo, Paraná e Distrito Federal
(Manuel Alves Filho / Jornal da Unicamp)
Da Agência Imprensa Oficial
(J.H.)
09/05/2007
Artigos Relacionados
USP: Projeto usa telescópio nos ensinos fundamental e médio
Estudos sobre a Amazônia poderão ser obrigatórios nos ensinos fundamental e médio
Mais de quatro mil alunos dos ensinos fundamental e médio visitam Museu de Ciências da USP
Projeto prevê inclusão de práticas de trabalho no currículo dos ensinos fundamental e médio
Geovani quer inserir noções de primeiros socorros nos ensinos fundamental e médio
Primeiro projeto de 2012 sugere disciplinas de cidadania e ética nos ensinos fundamental e médio