GERALDO CÂNDIDO QUER RÁPIDA APURAÇÃO DO ASSASSINATO DE SINDICALISTAS



Ao denunciar o assassinato ocorrido segunda-feira passada (dia 20), no Rio de Janeiro, do casal de enfermeiros e militantes sindicais, Edma Rodrigues Valadão e Marcos Otávio Valadão, o senador Geraldo Cândido (PT-RJ) cobrou uma rápida apuração do crime por parte da polícia do estado e do Ministério da Justiça, para que o fato não caia no esquecimento. Edma e Marcos foram executados com tiros à queima-roupa quando estavam parados em um sinal de trânsito.
Segundo informou Geraldo Cândido, Edma tinha sido recentemente eleita presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro e Marcos Valadão presidia a Associação Brasileira de Enfermagem. O senador completou que ambos lutavam por uma saúde pública digna, e tinham denunciado e exigido a apuração de fraudes e irregularidades nos conselhos Regional e Federal de Enfermagem. "Este crime hediondo foi claramente encomendado e não pode ficar impune", afirmou.
Geraldo Cândido lembrou que ao longo dos anos vários fatos foram denunciados contra os dois conselhos de enfermagem. Ele disse que o Conselho Federal de Enfermagem consta na lista de "mortes envolvendo a área de saúde" da Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro, que investiga a morte do enfermeiro Guaraci Novaes, assassinado em agosto de 1997 com dez tiros nas costas a 150 metros de sua casa. A morte ainda não foi esclarecida.
Em aparte, o senador Maguito Vilela (PMDB-GO) disse que toda a sociedade deve se preocupar com o crescimento da violência no país. Ele recordou que nas últimas semanas várias pessoas foram assassinadas, entre elas o ex-secretário de segurança pública do Rio de Janeiro, Carlos Magno Nazareth Cerqueira, um bispo e um prefeito em Goiás e o juiz Leopoldino Marques do Amaral, em Mato Grosso.
Presidindo a sessão, o 2º vice-presidente do Senado Federal, senador Ademir Andrade (PSB-PA) solidarizou-se com o pronunciamento de Geraldo Cândido e pediu que o presidente Fernando Henrique Cardoso determine ao ministro da Justiça, José Carlos Dias, a rápida apuração do crime cometido contra o casal de enfermeiros.

22/09/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


HELOÍSA HELENA E GERALDO CÂNDIDO RECEBEM SINDICALISTAS DO SETOR ELÉTRICO

SUASSUNA QUER RÁPIDA APURAÇÃO DOS CRIMES DE COLARINHO BRANCO

Geraldo Cândido quer investigar afundamento da P-36

GERALDO CÂNDIDO QUER AÇÃO BRASILEIRA NA COLÔMBIA

GERALDO CÂNDIDO QUER JORNADA DE SETE HORAS

Geraldo Cândido quer informações sobre vazamento em Angra I