GERALDO MELO DESTACA AÇÃO DOS PRACINHAS NA SEGUNDA GRANDE GUERRA



"Foi a coragem das forças aliadas, das quais fizeram parte os pracinhas brasileiros, que conseguiu abrir o caminho para a liberdade e para o enterro de noções aracaicas de superioridade racial", afirmou nesta sexta-feira (dia 19) o senador Geraldo Melo (PMDB-RN), ao recepcionar, no auditório Petrônio Portela, cerca de 300 veteranos da segunda guerra mundial.
Reunidos em Brasília para um encontro nacional dos ex-combatentes, os veteranos foram recebidos, no Executivo, pelo vice-presidente da República Marco Maciel, e no Legislativo, pelo 1º vice-presidente do Senado. Em seu discurso, Geraldo Melo disse partilhar o sentimento de carinho que o povo brasileiro tem pelos ex-pracinhas e pela bravura e despreendimento com que defenderam a liberdade.
- Ali, nos campos de batalha ou na espera da convocação, os senhores souberam mostrar o quanto vale o amor por este país. Eu sei que os senhores ofereceram a vida não apenas pela terra brasileira, mas pela gente brasileira - disse o senador.
O general César Montanha de Sousa, presidente do conselho deliberativo da Associação Nacional dos Veteranos da FEB, afirmou que os pracinhas ainda vivos se sentiam honrados em serem recebidos no Congresso Nacional, mas observou que Brasília até hoje não abriga um monumento em homenagem a esses veteranos. Ele afirmou que muitas cidades brasileiras de menor porte já têm monumentos como esse, às vezes apenas porque um dos seus habitantes foi expedicionário. E pediu que os veteranos presentes no auditório aplaudissem de pé o senador Geraldo Melo.

19/11/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


Geraldo Melo não vê conotação política em ação da PF

GERALDO MELO ELOGIA AÇÃO DO GOVERNO

GERALDO MELO DESTACA PRÊMIO CRUZ E SOUSA

GERALDO MELO DESTACA CONSOLIDAÇÃO DO RESPEITO AO CONGRESSO

GERALDO MELO FAZ BALANÇO DA CONVOCAÇÃO E DESTACA O "DEVER CUMPRIDO"

GERALDO MELO DESTACA SENTIDO POLÍTICO DE REUNIR COMISSÃO