Geraldo Melo destaca vitória do Brasil em disputa com Canadá junto à OMC
Segundo Geraldo Melo, a OMC comprovou o recebimento de subsídios pela Bombardier superiores a US$ 4 bilhões. "Isso nos dá o direito de retaliar o Canadá e receber compensações", comentou. Ao analisar essa recente conquista, o senador disse que a mesma desqualifica a tese de que os interesses dos países ricos sempre sobressaem nas disputas comerciais com o Brasil arbitradas por aquele organismo internacional.
- Essa decisão também implica o reconhecimento de que o tratamento dado pelo Brasil à indústria aeronáutica é compatível com a exigência de livre competição no mercado mundial - declarou.
Meses atrás, o governo brasileiro foi condenado pela OMC, a partir de denúncia da Bombardier, pela concessão de subsídio de US$ 1 bilhão à Embraer, viabilizado pelo Programa de Financiamento às Exportações (Proex).
Quanto à notificação da Embraer junto à OMC, ocorreu logo após a perda de uma concorrência internacional para a Bombardier, que forneceu 199 jatos médios para três clientes. "As vantagens oferecidas pela empresa foram tão extraordinárias que a Embraer começou a suspeitar da concessão de subsídios indevidos pelo governo canadense", lembrou Geraldo Melo.
25/10/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
GERALDO MELO RECEBE GOVERNADOR-GERAL DO CANADÁ
Geraldo Melo analisa crise com Canadá em entrevista à TV Senado
GERALDO MELO DESTACA PRÊMIO CRUZ E SOUSA
GERALDO MELO DESTACA CONSOLIDAÇÃO DO RESPEITO AO CONGRESSO
GERALDO MELO FAZ BALANÇO DA CONVOCAÇÃO E DESTACA O "DEVER CUMPRIDO"
GERALDO MELO DESTACA SENTIDO POLÍTICO DE REUNIR COMISSÃO