Geraldo Mesquita Júnior protesta contra os lucros dos bancos



O senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) acusou o Banco Central, nesta segunda-feira (25), de privilegiar os interesses de bancos e banqueiros em detrimento das demandas da população. Segundo argumentou, essas instituições chegam a ignorar o Código de Defesa do Consumidor para ampliar cada vez mais seus lucros, tudo "sob o olhar complacente do governo, que considera até salutar esse crescimento para a economia do país".

- Os lucros são alcançados possivelmente em função da cobrança de juros e da quantidade de taxas cobradas por serviços aos clientes. Muitas das contas abertas nos grandes bancos ou estatais são compulsórias, funcionais, pagas pelos servidores públicos e, outras, por empregados de grandes empresas privadas - denunciou.

Em vez de exercer sua missão de fiscalizar os bancos para coibir essa prática, o Banco Central acabaria se omitindo, conforme protestou Mesquita Júnior. E observou que o lobby dos banqueiros para manter seus lucros dos bancos é tão forte que as matérias de iniciativa dos parlamentares sobre o assunto, em tramitação no Congresso, sequer são discutidas.

Amazônia

Geraldo Mesquita Júnior também destacou as reiteradas reivindicações que vem fazendo em prol da Amazônia, como a criação de um Ministério da Amazônia, "um projeto nacional voltado para a resolução dos problemas da região". Conforme explicou, tal pretensão objetiva, entre outras ações, fiscalizar a grande fronteira amazônica, cuja vigilância estaria sendo negligenciada pelos governos brasileiros.

A propósito, sustentou que a fiscalização eficiente da fronteira ajudaria a evitar, inclusive, tragédias na navegação fluvial da região, quando centenas de vidas são perdidas em conseqüência da irresponsabilidade dos concessionários do setor. Ainda sobre o assunto, o parlamentar lembrou o recente naufrágio de um barco de passageiros na região, que matou, até agora, 14 pessoas.

- São tantos acidentes desse tipo que logo esse será esquecido - lamentou.

25/02/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Geraldo Mesquita Júnior protesta contra ameaças a grevistas do Ibama

João Alberto protesta contra taxas de juros e lucros dos bancos

Senadores lamentam a morte de ex-senador Geraldo Mesquita, pai de Geraldo Mesquita Júnior

Geraldo Mesquita protesta contra licitação de terras na Amazônia

Mesquita Júnior protesta contra falta de ação do governo do Acre

Mesquita Júnior protesta contra critérios para liberação de emendas ao Orçamento