Gerson Camata comemora sanção a leis de interesse do Espírito Santo



O senador Gerson Camata (PMDB-ES) comemorou, nesta quarta-feira (4), a sanção do vice-presidente José Alencar, no exercício da Presidência da República, a duas leis de interesse do estado do Espírito Santo. A primeira, de iniciativa do próprio senador, homenageia a colônia italiana no Brasil ao instituir o Dia Nacional da Imigração Italiana, a ser comemorado todo dia 21 de fevereiro. Segundo ele, a homenagem configura o reconhecimento do Poder Legislativo a uma parcela importante da população brasileira e, em especial, ao Espírito Santo, que abriga um contingente expressivo de italianos e seus descendentes.

- 21 de fevereiro foi o dia em que a primeira expedição de imigrantes italianos oriunda de um acordo entre o imperador do Brasil, Dom Pedro II, e o Rei da Itália, Humberto I, chegou ao estado do Espírito Santo, desembarcando no Porto de Aracruz, em 1874 - explicou Camata.

O senador lembrou que o acordo entre os dois países visava à substituição do trabalho escravo na cultura de café por trabalho remunerado para agricultores italianos, uma vez que o Brasil havia proclamado a libertação dos escravos e as lavouras estavam sem mão-de-obra.

-Foram trazidos para o Brasil cerca de 52 mil italianos para a lavoura de café, inclusive meu avô, que passou a trabalhar na colheita numa fazenda - lembrou, observando ainda que a data foi comemorada na Itália com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que estava naquele país para participar de reunião da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO).

Erro grave

A segunda lei a que se referiu Gerson Camata "corrige um erro gravíssimo cometido no governo Fernando Henrique Cardoso, talvez sem o conhecimento do presidente", avaliou. Segundo informou, o Ministério do Meio Ambiente de FHC decretou uma reserva ambiental denominada Unidade de Conservação do Parque Nacional dos Pontões, que obrigou a desapropriação de dois municípios, expulsando 72 mil pessoas de suas propriedades, além de ter estagnado o desenvolvimento regional.

-Felizmente o presidente Lula mandou uma mensagem corrigindo aquele erro, mudando o nome de reserva para Monumento Natural dos Pontões Capixabas, onde é permitida a existência de propriedades particulares, desde que seja possível compatibilizar a utilização da terra e dos recursos naturais locais - informou.



04/06/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Gerson Camata anuncia convênio do Espírito Santo com a Áustria

Aprovação de intervenção no Espírito Santo pelo CDDPH surpreende Gerson Camata

GERSON CAMATA: ESPÍRITO SANTO QUER MAIS VERBA E MENOS VERBO

Gerson Camata registra visita de Lula ao Espírito Santo para anunciar investimentos no estado

Construção de rodovia no Espírito Santo é proposta por Camata

Camata critica demarcação de terras no Espírito Santo