Gestão orçamentária federal e estadual será integrada
Representantes dos governos estaduais do Amapá, Bahia, Rio de Janeiro Rio Grande do Sul e Santa Catarina e do Distrito Federal vieram à sede da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento (SLTI/MP), em Brasília.
Nesta quinta e sexta-feiras (13 e 14), os técnicos estaduais participam de um workshop sobre a integração do Sistema do Convênio e Contratos de Repasses (Siconv), com os Sistemas Orçamentários e Financeiros dos estados e do DF.
Também participam do evento, representantes do Serviço de Processamento de Dados do governo federal (Serpro), responsável pelo desenvolvimento e manutenção do sistema.
Atualmente, a gestão orçamentária e financeira dos estados é feita por meio de sistemas próprios e independentes que tem como base o Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi), customizado para atender os estados e municípios.
A intenção é integrar os sistemas estaduais ao Siconv, ferramenta utilizada pelo governo federal para gerenciar a realização de convênios, contratos de repasse e termos de parceria.
"Um dos assuntos que vamos tratar nesse encontro é a ordem bancária de transferência voluntária (OBTV), uma nova ferramenta que aumenta a transparência e o controle social dos gastos públicos", explicou José Antonio de Aguiar Neto, diretor substituto do Departamento de Transferências Voluntárias da SLTI.
Pela OBTV, o pagamento da despesa do convênio é feito diretamente na conta corrente do beneficiário final da despesa de forma virtual, o que garante a transparência, publicidade dos dados e maior controle social.
O pagamento eletrônico só é realizado se todas as etapas da despesa forem registradas no Sistema, a saber: registro do processo de compras, do documento de liquidação e pagamento. Desta forma é possível se realizar o acompanhamento on-line de todos os pagamentos de um determinado convênio.
- Confira mais informações sobre o Siconv
13/02/2014 11:05
Artigos Relacionados
Planejamento divulga pesquisa com níveis de desenvolvimento estadual na gestão orçamentária
Corumbá (MS) inaugura Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira
Projeto promove a gestão integrada de áreas protegidas
Foz do Iguaçu recebe primeiro Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira
Presidente da ANA sugere plano de gestão integrada de rios na América do Sul
Sergipe promove seminário sobre gestão integrada de resíduos sólidos