Gestores públicos participam de seminário sobre ações educativas do governo federal



A Secretaria-Geral da Presidência da República promove nesta quarta-feira (30), em Brasília, o II Seminário sobre Processos Formativo-Educativos do Governo Federal. O encontro será realizado, das 8h às 18h, na Presidência da República.

Dirigido a gestores públicos federais, o evento tem o objetivo de aprofundar a discussão de propostas para articular políticas, programas e ações educativas do governo federal voltadas ao protagonismo da sociedade civil e, sobretudo, contribuir com a política nacional de participação social no que se refere à formação.

Na programação estão previstos o painel sobre “Práticas formativas do governo federal na perspectiva da educação popular”, às 9h, com a participação de Davi Schmidt, secretário-adjunto da Secretaria de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã do Rio Grande do Sul; Maria do Carmo Albuquerque, professora da Uniban de São Paulo; José Ivo Pedrosa, professor da Universidade Federal do Piauí; e Luiz Odorico Monteiro, secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde.

As 13h30 serão realizadas as apresentações de três experiências de formativo-educativos: da Coordenação-Geral de Apoio a Educação Popular e a Mobilização Social (Ministério da Saúde); as práticas de formação da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Ministério do Trabalho) e a Rede de Educação Cidadã (Secretaria-Geral da Presidência da República). O seminário termina às 17h45 após os trabalhos de grupos, debates e plenária.

O seminário reunirá 60 representantes de órgãos da administração direta, autarquias e empresas estatais. No primeiro seminário, realizado no ano passado, teve início um mapeamento das práticas existentes – como, por exemplo, as atividades do Ministério da Cultura voltadas para a consolidação da rede de artistas educadores e lideranças comunitárias, a partir de processos formativos ou atividades de formação para empoderamento de comunidades locais de bacias hidrográficas, do Ministério do Meio Ambiente.

A iniciativa resultou em um Grupo de Trabalho (GT) com representantes da Secretaria-Geral da Presidência da República, Secretaria de Direitos Humanos, ministérios da Saúde, Cultura, Educação, Pesca e Aquicultura, Desenvolvimento Agrário e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Entre as finalidades do grupo de trabalho estavam a consolidação da pesquisa sobre os processos educativos e as atividades de formação existentes no governo federal, tendo em vista o avanço na construção da transversalidade em processos que envolvem e mobilizam setores sociais.

 

Fonte:
Secretaria-Geral da Presidência da República



29/05/2012 19:15


Artigos Relacionados


Governo prepara ações educativas para prevenir a obesidade no País

Rio recebe ciclo de palestras sobre ações educativas em museus

Gestores estaduais participam de encontro sobre projeto Primeira Exportação

Governo Federal vai instituir Fórum de Gestores no DF

Subcomissão adia debate sobre ações do governo federal na aviação civil

Gestores públicos do semiárido terão curso sobre acesso à água