Governo prepara ações educativas para prevenir a obesidade no País



Um grupo formado por representantes de quatro ministérios — Desenvolvimento Social, Cidades, Educação e Saúde — vai elaborar um plano para prevenção e controle da obesidade no País. A campanha deve promover ações a partir de outubro, segundo a medida que criou o comitê, assinada na última semana pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e pela Câmara Interministeral de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan).

O documento estabelece que o grupo tem até agosto para submeter o plano à aprovação da câmara. 

Além dos ministérios, participarão do comitê  representantes Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e da Organização Pan-Americana de Saúde e da Organização Mundial de Saúde (OMS) no Brasil.

Dados da última Pesquisa Nacional de Orçamentos Familiares do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referente aos anos de 2008 e 2009, apontam que a obesidade já afeta 12,5% dos homens e 16,9% das mulheres. 

Entre os adolescentes, o excesso de peso atinge 21,5% dos homens e 19,4% das mulheres. Já entre crianças de 5 a 9 anos, 16,6% dos meninos e 11,8% das meninas são obesos, enquanto entre crianças menores de 5 anos o excesso de peso atinge 7,6%.

Composta por 19 ministérios, a Caisan é presidida pela ministra Tereza Campello (MDS) e tem como membros titulares os ministros que também são os conselheiros governamentais do Consea. 


Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS)



14/06/2011 12:29


Artigos Relacionados


HELOÍSA COBRA DO GOVERNO AÇÕES PARA PREVENIR CALAMIDADES

Ministério do Meio Ambiente prepara ações até 2014 para proteger fauna do País

Jayme Campos anuncia projeto para prevenir a obesidade infantil

Gestores públicos participam de seminário sobre ações educativas do governo federal

Governo investe R$ 11 bi para prevenir deslizamentos e inundações no País

Tião Viana propõe ação de estímulo à alimentação saudável para prevenir obesidade e morte súbita