Gilberto Mestrinho assume a presidência do Conselho de Ética



O senador Gilberto Mestrinho (PMDB-AM) assumiu na noite desta quarta-feira (dia 27) a presidência do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado. O senador Geraldo Althoff (PFL-SC) foi escolhido para ocupar a vice-presidência. A chapa Mestrinho / Althoff, indicada pelos partidos majoritários da Casa (PMDB e PFL), recebeu nove dos 14 votos do conselho. Cinco senadores votaram em branco.

Ao assumir a presidência do Conselho de Ética, Gilberto Mestrinho desmentiu matérias publicadas na imprensa de que ele seria "o segundo homem da Sudam". O senador esclareceu que, mesmo tendo sido governador do Amazonas por três vezes, nunca indicou qualquer dirigente da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia. "Também não recebi recursos do órgão ou pedi a aprovação de qualquer projeto", acrescentou.

O novo presidente do Conselho de Ética também negou que tenha sido cassado durante o governo militar por corrupção, quando teria sido governador do Amazonas, segundo matérias publicadas na imprensa. "Na época eu era deputado federal pelo território de Rio Branco, hoje Roraima", explicou, registrando que em nenhum momento sequer chegou a responder a Inquérito Policial Militar (IPM). "Quero tranqüilizar os membros do conselho e garantir que minha atuação será democrática e que seguirei fielmente o que determina o regimento", afirmou.

O senador Bello Parga (PFL-MA), por ser o integrante mais velho do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, foi quem presidiu a reunião até a escolha de Mestrinho. Antes, no Plenário, os senadores elegeram a nova composição do conselho. Foram escolhidos como titulares os senadores do PMDB Gilberto Mestrinho, Carlos Bezerra (MT), Casildo Maldaner (SC), João Alberto (MA) e Nabor Júnior (AC); do PFL Geraldo Althoff, Francelino Pereira (MG), Bello Parga e Waldeck Ornelas (BA); do Bloco PSDB/PPB Antero Paes de Barros (PSDB-MT), Ricardo Santos (PSDB-ES) e Leomar Quintanilha (PPB-TO); do Bloco Parlamentar de Oposição PT/PDT/PPS Heloísa Helena (PT-AL) e Jefferson Péres (PDT-AM) e do PSB Roberto Saturnino (RJ).

Durante a sessão do Plenário, também foram escolhidos os senadores que integrarão a Procuradoria Parlamentar: Juvêncio da Fonseca (PMDB-MS), Gerson Camata (PMDB-ES), Bernardo Cabral (PFL-AM) e Jefferson Péres.



27/06/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mestrinho renuncia à presidência do Conselho de Ética. Juvêncio da Fonseca deve substituí-lo.

Jayme Campos assume presidência interina do Conselho de Ética do Senado

Althoff substitui Mestrinho no Conselho de Ética

Brasil assume presidência do Conselho Agropecuário do Sul

Nicarágua assume presidência do Conselho Ibero-americano de Esporte

Sérgio Seibel assume a Presidência do Conselho Estadual de Entorpecentes