Gilmar Mendes: país deve comemorar o mais longo período de regularidade constitucional



Em sessão de homenagem aos 20 anos da Constituição, o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, disse que o país deve comemorar o mais longo período de regularidade constitucional da vida republicana. Todas as questões difíceis pelas quais o Brasil tem passado nesse período, entre as quais o impeachment de um presidente da República, observou ele, têm sido tratadas dentro dos marcos constitucionais. Mas para Gilmar Mendes, o processo constituinte não se encerrou em 5 de outubro de 1988. O STF, disse ele, tem sido um ativo intérprete do processo constitucional, inclusive de cláusulas pétreas.

O senador Efraim Morais (DEM-PB) destacou que a Constituição de 1998 inaugurou a era da cidadania. Ele concorda que há necessidade de rever e emendar a Constituição, mas disse que a forma para que isso seja feito já está assegurada no próprio texto da Constituição, em seu art. 60. Para o senador, uma nova Assembléia Constituinte só se justifica mediante ruptura da ordem constitucional, o que "não está em nosso horizonte", ressaltou.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, também afirmou, em pronunciamento na abertura da sessão, que não vê necessidade de uma nova Assembléia Constituinte, pois a Carta em vigor já possibilita o processo de alteração.

O deputado Mauro Benevides (PMDB-CE), que também foi vice-presidente da Assembléia Nacional Constituinte, lembrou haver ainda 51 dispositivos constitucionais pendentes de regulamentação. Ele acrescentou que é preciso que o Congresso realize essa tarefa como uma resposta que a sociedade espera.

A sessão aconteceu no Plenário da Câmara dos Deputados e contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Mais informações a seguir



05/11/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Brasil vive o mais longo período democrático, diz Paulo Paim

Gilmar Mendes: Congresso deve votar novas regras sobre recursos para os estados ainda em 2012

Atividade econômica do País deve se recuperar ao longo do ano, prevê BC

CCJ realiza sabatina de Gilmar Mendes

Gilmar Mendes debaterá modernização do Judiciário na CCJ

Sarney recebe presidente do STF, Gilmar Mendes