GILVAM BORGES APÓIA INICIATIVA DO MST DE PEDIR AUDIÊNCIA AO PAPA
O senador Gilvam Borges (PMDB-AP) manifestou apoio à iniciativa do Movimento dos Trabalhadores sem Terra (MST) de solicitar uma audiência ao Papa João Paulo II para apresentar sua versão sobre o conflito agrário no Brasil.
Na opinião do senador, a luta do MST é política e todas as armas políticas de convencimento, persuasão racional, negociações bilaterais e busca de aliados, até no plano internacional são válidas. Ele afirmou ser necessário que a administração federal"aprenda a conviver com algum grau de agitação por parte do movimento, que precisa ser afirmativo e muitas vezes inflamado em sua retórica, para ser ouvido pelo conjunto da sociedade".
- A política, em sentido amplo, não partidária, aí incluída a busca transparente de alianças legítimas, é o caminho para se encontrar, senão uma solução ideal para o problema, pelo menos, um campo de entendimento e de possibilidade de paz negociada em nossa área rural - afirmou.
Gilvam Borges lembrou que o atendimento dos pleitos dos sem-terra foi agilizado depois que o bispo de Goiás, dom Thomás Balduíno, criticou a condução oficial do problema. O governo se comprometeu, conforme o senador, a assentar, até 1998,as quase 50 mil famílias acampadas e ampliar o limite de crédito de investimento do Procera para R$ 10.500,00, além da prorrogar, por dois anos, as dívidasatrasadas dessa linha de crédito.
07/08/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
Gilvam Borges diz não ter vergonha de pedir a ajuda do governo para o Amapá
Gilvam Borges apóia o funcionamento das ZPEs
Gilvam Borges apoia reformas política e tributária
Gilvam Borges apóia projetos de estruturação dos conselhos tutelares
GILVAM BORGES APÓIA DECISÃO DE JUÍZA SOBRE A MORTE DE GALDINO
Geovani Borges assume mandato de Gilvam Borges