Gilvam Borges defende aprovação da PEC dos Vereadores



O senador Gilvam Borges (PMDB-AP) defendeu nesta quarta-feira (18), em Plenário, a aprovação da proposta de emenda à Constituição que aumenta o número de vereadores no país (PEC 20/08). Essa matéria causou polêmica no final do ano passado, quando o Senado a aprovou - retirando um de seus artigos - e, em seguida, a Câmara dos Deputados se recusou a promulgá-la.

O senador também informou que recebeu, pela manhã, a visita de uma comitiva de suplentes de vereadores que apoiam a proposição. Eles participam do Movimento para a Recomposição das Câmaras Municipais e vieram a Brasília para se reunir com deputados federais e senadores.

Segundo Gilvam Borges, houve uma redução de mais de 8 mil vagas no número de vereadores após resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) adotada em 2004. Essa resolução, disse o senador, "redefiniu o tamanho das câmaras municipais em relação aos habitantes e possibilitou um quadro desigual e injusto".

- O problema, que a PEC dos Vereadores corrige, é que tínhamos municípios pequenos com maior número de vereadores do que outros, com um número superior de habitantes - argumentou ele.

Polêmica

Mais conhecida como PEC dos Vereadores, a PEC 20/08 foi aprovada pelo Senado no final do ano passado, com uma mudança em relação ao texto aprovado anteriormente na Câmara: o item que previa a redução da verba a ser repassada às câmaras municipais foi suprimido - e transformado em outra PEC. Por causa dessa modificação, o então presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, recusou-se a promulgar a matéria, o que provocou um desentendimento entre as duas Casas. O então presidente do Senado, Garibaldi Alves, entrou com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) para obrigar a Câmara a assinar o documento, mas o atual presidente da Casa, José Sarney, acabou desistindo da ação.



18/03/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Gilvam Borges defende aprovação de projeto que estende ao Amapá benefícios fiscais da Zona Franca de Manaus

César Borges comemora aprovação da PEC dos vereadores

Gilvam Borges cobra aprovação do Orçamento da União

César Borges volta a pedir aprovação da PEC Paralela dos Vereadores

Gilvam Borges cobra urgência na aprovação da reforma política

Gilvam Borges cobra aprovação de reformas política e tributária