Gilvam Borges diz que Brasil é referência de democracia no continente



O senador Gilvam Borges (PMDB-AP) fez, nesta terça-feira (5), uma reflexão sobre a América Latina afirmando que o Brasil, liderado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, "trilha um caminho seguro e é o referencial da democracia no continente". Por esse motivo, frisou o senador, é preciso reconhecer e apoiar "as coisas boas que o presidente vem fazendo" e, principalmente, o seu comprometimento com a democracia.

Depois de apresentar um resumo da história das muitas ditaduras que se instalaram na América Latina, Gilvam Borges disse que "um retrocesso está a caminho", citando, em especial, a Bolívia e a Venezuela.

Enquanto isto, no Brasil, disse o senador, Lula "causou a maior revolução social desde as idéias de Karl Marx".

- Ele é a prova viva de que a democracia socialista é o melhor sistema de governo de todos os tempos. Derrotou inimigos terríveis: a miséria, a ditadura, o capital e o preconceito do povo brasileiro contra a presença de uma pessoa de origem humilde no posto mais alto da República. Venceu também o preconceito da elite econômica e social ao conseguir recolocar o país no trilho do desenvolvimento econômico e principalmente social - disse o senador.

Atualmente em seu segundo mandato, Lula está realizando "um grande governo de coalizão", disse Gilvam, o que demonstra que "os interesses maiores do Brasil se convergiram harmoniosamente". O senador enumerou as medidas implementas pelo governo Lula nas áreas social e econômica e destacou a admiração que o presidente vem granjeando na comunidade internacional.

- Lula demonstrou, com sua própria experiência de vida, que é possível, mesmo em um regime capitalista de mercado, priorizar o social. E, mais ainda, mostrou que o próprio povo é capaz de ser o instrumento dessa mudança - afirmou o senador.

Gilvam citou ainda pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada nesta terça-feira (5), que aponta o presidente Luiz Inácio Lula da Silva como o melhor presidente da história do país. De acordo com o levantamento, Lula foi o preferido de 35% dos entrevistados.

05/06/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Gilvam diz que continente sul-americano não pode reviver ditaduras

Brasil deve investir na produção de etanol, diz Gilvam Borges

Brasil deve investir na produção de etanol, diz Gilvam Borges

Excesso de leis e tributos prejudica o Brasil, diz Gilvam Borges

Gilvam Borges diz que trabalho credencia Dilma a presidir o Brasil

Geovani Borges assume mandato de Gilvam Borges