Gilvam diz que continente sul-americano não pode reviver ditaduras
O senador Gilvam Borges (PMDB-AP) apoiou a iniciativa do senador Jayme Campos (DEM-MT) de apresentar um projeto de lei criando a figura do "asilo político tecnológico e editorial", para abrigar órgãos de imprensa estrangeiros que estejam sofrendo perseguição política em seus países e garantir que possam continuar trabalhando e transmitindo a partir de território brasileiro, como no caso da emissora venezuelana RCTV.
- O continente não pode viver o retrocesso das ditaduras. O arroubo autoritário criminoso do Chávez é preocupante - afirmou.
O senador Mão Santa (PMDB-PI) relatou, em aparte, notícia publicada na imprensa com declaração do embaixador da Venezuela no Brasil, Julio Garcia Montoya. De acordo com a notícia, o embaixador disse que o requerimento enviado pelo Senado a Hugo Chávez, solicitando que revisse a decisão de não renovar a concessão da RCTV, foi uma tentativa de desviar o foco da crise envolvendo o presidente Renan Calheiros.
- O ataque do embaixador foi mais violento e profundo do que o de Chávez - comparou.
Gilvam Borges disse que o embaixador sofre de distúrbio bipolar, "dorme de um jeito e amanhece de outro, e quando acorda de outro jeito fica endemoniado". O senador lembrou que o Brasil é referência de democracia e que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem se comportado com muita sabedoria, ponderando e relevando os arroubos de presidentes de países vizinhos.
O senador ainda comemorou a liberação de recursos no valor de R$ 1,2 milhão para obras de infra-estrutura e habitação no bairro de Mucajá, na capital do estado, Macapá. Segundo ele, os recursos devem ser liberados no próximo dia 20.13/06/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Doença de Chagas se manifesta só no continente americano
ALCA envolve 34 países do continente americano
Gilvam Borges diz que Brasil é referência de democracia no continente
Países se unem contra avanço do fumo no continente americano
Renan destaca papel do Peru no fortalecimento do continente sul-americano
Gurgacz registra mensagem do papa Francisco aos fiéis do continente americano