Gilvam Borges diz que irá defender as reformas política e tributária em encontro com Lula



O senador Gilvam Borges (PMDB-AP), em pronunciamento no Plenário, anunciou que irá se encontrar, juntamente com outras lideranças do PMDB, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta terça-feira (24), ocasião em que pretende defender as reformas política e tributária como agenda estratégica para o desenvolvimento do país. Gilvam defendeu ainda a reeleição para a Presidência da República, manifestando-se contrário ao parlamentarismo, tendo em vista a atual fragilidade do sistema partidário brasileiro.

- O presidente Lula não poderá perder a oportunidade de pautar, juntamente com as lideranças do Congresso, a reforma política. Acredito que essa seja uma necessidade estratégica - ponderou o senador, que referiu-se à dificuldade de se formar líderes, o que demandaria longo tempo, na sua avaliação.

O senador defendeu o instituto da reeleição para cargos do Executivo, especialmente para o cargo de presidente da República. Para Gilvam, não manter a reeleição para presidente "é uma agressão à democracia".

O senador pelo Amapá manifestou-se ainda contrário à introdução do parlamentarismo no Brasil, como vem defendendo o ex-presidente Fernando Collor de Mello. Gilvam avalia que o Brasil precisa de estabilidade e que o "despreparo da classe política levaria à queda do primeiro-ministro de seis em seis meses".

O parlamentar foi aparteado pelo colega Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), que disse ter muitas dúvidas a respeito do parlamentarismo no Brasil e que o país não precisa seguir o exemplo de outros países, mesmo que esses tenham sido bem-sucedidos em suas experiências parlamentaristas.

Gilvam Borges anunciou ainda o início das obras da BR-165 em trechos entre o estado do Amapá e o Pará, pela qual vem lutando desde 1988, segundo afirmou. Segundo o parlamentar, foram liberados R$ 186,1 milhões para a construção e pavimentação da rodovia. O senador anunciou ainda a liberação de R$ 30 milhões do Orçamento para a construção da Perimetral Norte.



23/04/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Gilvam Borges apoia reformas política e tributária

Gilvam Borges apela por reformas política e tributária

Gilvam Borges cobra aprovação de reformas política e tributária

Renan volta a defender reformas política e tributária

Gilvam pede reformas tributária e política

Gilvam pede realização de reformas tributária e política