Gilvam Borges homenageia Ellen Gracie e analisa evolução dos direitos políticos das brasileiras



O senador Gilvam Borges (PMDB-AP) homenageou nesta quinta-feira (23) as mulheres brasileiras por meio de um pronunciamento em que analisa a evolução dos seus direitos políticos. O parlamentar amapaense citou em especial a posse da ministra Ellen Gracie na presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça.

De acordo com o senador, a ascensão de Ellen Gracie prova que o Brasil está se modernizando e superando a longa tradição patriarcal, com seu viés antidemocrático e socialmente excludente. Ainda que a presença feminina na administração pública e outros setores da vida nacional esteja longe do ideal, Gilvam Borges disse acreditar que a integração da mulher é um caminho sem retrocesso.

- Feliz o país que pode contar com alguémda estatura moral, da densidade intelectual e da trajetória profissional de Ellen Gracie - disse o parlamentar peemedebista, que lembrou a probabilidade de a ministra assumir interinamente este ano a Presidência da República, em face de determinações legais inerentes ao processo eleitoral.

Para o senador, a chegada de Ellen Gracie ao STF é um marco na luta pelos direitos políticos da mulher brasileira, cujo primeiro grande momento foi a proposta de estender o direito de voto às mulheres apresentada por César Zama durante a constituinte de 1890.



23/03/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Zambiasi homenageia Jobim e Ellen Gracie pela posse na presidência e vice-presidência do STF

Ellen Gracie é condecorada com a Ordem do Congresso Nacional

CNJ planeja estrategicamente o Poder Judiciário, diz Ellen Gracie

Presidente do STF, Ellen Gracie saúda Poder Legislativo

Ellen Gracie ressalta avanços alcançados no Judiciário

Ministério da Justiça confirma saída da ministra Ellen Gracie