Gilvam Borges pede retomada da construção da ponte sobre o Rio Oiapoque



O senador Gilvam Borges (PMDB-AP) subiu à tribuna nesta terça-feira (8) para pedir "a retomada urgente" das obras de construção da Ponte Binacional, que será erguida sobre o Rio Oiapoque e ligará o Amapá à Guiana Francesa. Essas obras foram paralisadas devido a recentes descobertas arqueológicas no local.

Segundo Gilvam Borges, a primeira etapa da pesquisa arqueológica já está concluída e, por isso, a construção da ponte pode ser reiniciada. Faltaria apenas, conforme o senador, a resolução de "entraves burocráticos". Ele afirmou que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) ainda será comunicado sobre o relatório da primeira etapa da pesquisa e, em seguida, contatará o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), "que, por sua vez, tomará outras medidas para, só então, fazer a liberação".

- Faço meu apelo ao presidente Lula, para que ele impulsione as ações de liberação das obras - declarou.

De acordo com Gilvam Borges, a ponte terá 400 metros de extensão e será construída a um custo de R$ 55 milhões, a serem bancados - igualitariamente - por Brasil e França. O término da construção está previsto para 2010.

- As obras estão paralisadas desde 14 de agosto. A Engesa, responsável pelo empreendimento, já iniciou as demissões - disse ele.



08/09/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Gilvam Borges defende construção de ponte sobre Rio Oiapoque

Gilvam diz que ponte sobre o rio Oiapoque é vital para o Amapá

Gilvam Borges defende a internacionalização do aeroporto de Oiapoque

Gilvam Borges comemora liberação de recursos para ponte no Amapá

Gilvam Borges comemora liberação de recursos para ponte no Amapá

Gilvam Borges diz que ponte binacional na fronteira com a Guiana Francesa 'vai sair do papel'