Gilvam comemora chegada do turismo internacional ao Amapá




O senador Gilvam Borges (PMDB-AP) comemorou nesta quinta-feira (17) a projeção que o Amapá vem alcançando como destino turístico internacional. Ele relatou que dois transatlânticos já aportaram na capital, com uma média de 1.200 passageiros cada, sendo que cerca de 600 desembarcaram para passear.

- Já foi observado que muitos preferem conhecer a cidade por conta própria, então é preciso pensar numa estratégia para oferecer comodidade e segurança aos turistas - alertou.

Entre as ações que o senador considera necessárias para atender corretamente os turistas, estão a identificação dos taxistas e o treinamento pessoal para recepção e tradução, em parceira com empresas privadas. Gilvam disse que um relatório com as observações sobre a visita está sendo elaborado e a expectativa é de que Macapá seja incluída na rota turística internacional.

Para Gilvam, o turismo é uma ferramenta de resgate cultural da comunidade amapaense e não apenas uma atividade econômica de geração de renda e algum lazer. Ele acredita que os ganhos podem ser muito maiores, provocando uma revitalização da identidade cultural, preservação de patrimônios, bens culturais, tradições e costumes.

- É um verdadeiro banho de auto-estima e de orgulho. Neste momento, temos uma porta de entrada aberta para o mundo europeu através da Amazônia. O que separa o Brasil da França é apenas um rio de 30 metros de largura. Ainda este semestre, os governos do Brasil e da França irão inaugurar a ponte binacional sobre o Rio Oiapoque - observou, referindo-se à fronteira com a Guiana Francesa.

O senador disse também que é preciso construir com urgência o aeroporto internacional de Oiapoque para receber cerca de um milhão de turistas nos próximos 10 anos. Ele ressaltou que um vôo doméstico Caiena-Paris é 50% mais barato, equivalendo ao preço de uma passagem Brasília-Macapá. Gilvan ainda defendeu a implementação da hidrovia Marajó, ligando Macapá a Belém, e a retomada das obras da rodovia BR-210, que interligará Amapá e Roraima.



17/02/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Gilvam Borges comemora chegada do Luz para Todos em novos municípios do Amapá

Gilvam comemora investimentos em energia no Amapá

Gilvam Borges comemora criação de rádio comunitária no Amapá

Gilvam Borges comemora liberação de recursos para ponte no Amapá

Gilvam Borges comemora liberação de recursos para ponte no Amapá

Gilvam Borges comemora incremento do programa Luz para Todos no Amapá