Gleisi Hoffmann registra caso de tetraplégica agredida por causa de vaga em estacionamento




A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) fez nesta quinta-feira (31), em Plenário, uma homenagem à paranaense Mirella Prosdócimo. Tetraplégica desde os 17 anos, Mirella ficou conhecida no Brasil após ser agredida em um estacionamento em Curitiba há cerca de duas semanas por ter chamado a atenção de uma motorista não autorizada que estacionou na vaga destinada a pessoas com deficiência.

Segundo a senadora, além de sofrer agressão verbal, Mirella só não foi agredida fisicamente porque duas mulheres que a acompanhavam seguraram a motorista. Gleisi Hoffmann disse que nem o supermercado ao qual pertence o estacionamento e nem a Diretoria de Trânsito de Curitiba tomaram providências a tempo. Ainda assim, a senadora acredita que o incidente e a atitude de Mirella renderam bons resultados.

Gleisi Hoffmann disse que "a indignação de Mirella ganhou nome e rosto", tendo-se formado uma grande corrente de apoio à jovem, denunciando o desrespeito que ainda há em relação às pessoas com deficiência. Do apoio conquistado por Mirella, disse a senadora, resultou o movimento "Esta vaga não é sua por nem um minuto".

A senadora lamentou que a Lei 1098/2000, que estabelece normas para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, que já tem dez anos, ainda não seja cumprida e que os direitos das pessoas com deficiência não sejam respeitados por grande parte da população. Ela sugeriu que o Senado faça campanhas de conscientização sobre o tema.

Mulheres

Em seu discurso, Gleisi Hoffmann disse ainda que o Paraná é um dos poucos estados que não têm um órgão de governo que represente as mulheres. A senadora fez um apelo ao governo do estado pela criação de uma secretaria que defenda os direitos das mulheres e pela assinatura do pacto de enfrentamento da violência contra a mulher.

A senadora explicou que o Paraná só pode assinar o pacto se tiver um órgão no governo do estado que represente os direitos e interesses das mulheres na gestão pública. Ela fez um apelo ao governador Beto Richa, neste sentido, manifestando a sua certeza de que a medida trará grandes avanços, não só para as mulheres paranaenses, mas para a gestão do estado.



31/03/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Gleisi Hoffmann registra crescimento da economia brasileira

Gleisi Hoffmann: base do governo pode pedir inclusão do caso Alstom na CPI da Petrobras

Gleisi Hoffmann retorna ao Senado

Estacionamento irregular em vaga de idoso ou deficiente pode se tornar infração grave

Estacionamento irregular em vaga de idoso ou deficiente pode se tornar infração grave

Senadores elogiam atuação de Gleisi Hoffmann