Gleisi Hoffmann registra crescimento da economia brasileira
Em pronunciamento nesta quarta-feira (3), a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) comemorou o crescimento obtido pela economia brasileira de 7,5%, o maior dos últimos 24 anos. Ela atribuiu a consolidação do recorde às políticas adotadas pelo governo Lula (2003-2010), lembrando que o Produto Interno Bruto do país é hoje de R$ 3,6 trilhões.
Gleisi Hoffmann observou que em 2008 houve uma das maiores crises financeiras mundiais e que ainda assim o Brasil cresceu 5,1%, graças à adoção de política de gestão macroeconômica voltada à distribuição de renda.
A senadora ressaltou ainda que o aumento da oferta de crédito à pessoa física, à indústria e à construção civil, associada à baixa das taxas de juros, ajudou na manutenção de investimentos do governo e da iniciativa privada, com amparo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Gleisi Hoffmann também destacou que pela primeira vez o Brasil passou a contar com uma política de valorização do salário mínimo, o qual desde 2005 passou a ser reajustado pela inflação mais a variação do PIB. Ela também lembrou os investimentos feitos pelo governo em programas sociais, o que possibilitou a retirada de milhões de pessoas do estado de miséria e a sua inserção no mercado de consumo.
Ao final de seu pronunciamento, Gleisi Hoffmann também saudou a expansão do Programa Bolsa-Família, anunciada recentemente pela presidente Dilma Roussef. A senadora, porém, disse que o país não pode admitir a volta da inflação, mas defendeu a manutenção de gastos do governo nos projetos sociais e no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
03/03/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Gleisi Hoffmann comemora resultados recentes da economia brasileira
Gleisi Hoffmann diz que economia cresceu mais do que previam os pessimistas
Gleisi Hoffmann diz que o teste do pezinho é imprescindível para crescimento saudável da criança
Gleisi Hoffmann: governo Dilma combate inflação sem estrangular crescimento econômico
Gleisi Hoffmann registra caso de tetraplégica agredida por causa de vaga em estacionamento
Gleisi Hoffmann quer voto de censura a avaliação do FED sobre vulnerabilidade brasileira