Goiás pode ter mais uma escola agrotécnica



O estado de Goiás poderá ter mais uma escola agrotécnica federal, caso seja aprovado projeto de lei do senador Iris Rezende (PMDB-GO), que está aguardando decisão terminativa na Comissão de Educação (CE). Segundo o projeto, a escola seria criada no município de Morrinhos, onde já funciona, desde 1997, uma Unidade Descentralizada da Escola Agrotécnica Federal de Urutaí, que já diplomou mais de uma centena de jovens nos cursos de Técnico Agrícola, com habilitação em agricultura, agropecuária e zootécnica.

- Não obstante o ótimo desempenho, o funcionamento da Unidade de Morrinhos encontra-se bastante comprometido devido, principalmente, à situação financeira da Escola Agrotécnica Federal de Urutaí, cujo orçamento vem sofrendo grande redução ao longo dos anos. A manutenção do Campus Avançado de Morrinhos torna-se cada dia mais difícil - explicou o senador.

A proposta de Iris Rezende pretende preservar uma instituição de ensino necessária à região com o aproveitamento da estrutura física da Unidade Descentralizada em Morrinhos. O senador informou que se trata de um município pólo, com mais de 40 mil habitantes, para o qual convergem os moradores de cerca de 20 outros municípios vizinhos.

Ele ainda ressaltou que a expansão da rede federal de educação profissional está sujeita à existência de parceria com os estados. "Em nosso entender, a Escola Agrotécnica Federal de Morrinhos enquadra-se nesse grupo", afirmou Rezende.

16/03/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


CE pode votar projeto que cria escola agrotécnica em Boa Vista

MOZARILDO QUER REATIVAÇÃO DE ESCOLA AGROTÉCNICA

PROJETO DE LUZIA AUTORIZA CRIAÇÃO DE ESCOLA AGROTÉCNICA

PROJETO DE MOREIRA MENDES CRIA ESCOLA AGROTÉCNICA EM RONDÔNIA

Projeto de Jucá autoriza criação de escola agrotécnica em Roraima

Bancada do Maranhão quer escola agrotécnica no Pólo Sul do estado