Projeto de Jucá autoriza criação de escola agrotécnica em Roraima



Com base em relatório favorável do senador Maguito Vilela (PMDB-GO), a Comissão de Educação (CE) deverá votar, em caráter terminativo, projeto de lei do senador Romero Jucá (PSDB-RR) que cria a Escola Agrotécnica Federal de Pacaraima, em Roraima. A proposta tramita em conjunto com projeto do senador Mozarildo Cavalcanti (PFL-RR) que tem o mesmo objetivo.

Para Maguito, o ensino profissionalizante é fundamental na preparação do jovem para a entrada no mercado de trabalho com conhecimentos atualizados e com aptidão para lidar com as novas tecnologias. Nesse sentido, afirma Maguito, uma escola agrotécnica seria importante naquele município, tendo em vista que Pacaraima tem como principais fontes de renda para a população a agricultura e a pecuária.

- Para desenvolver a atividade agrícola em Roraima é imprescindível que o governo federal forneça os instrumentos adequados, cujo alcance está além da disponibilidade de recursos próprios do estado, de natural escassez, por se tratar de uma unidade federativa jovem e pobre - afirma Jucá na justificativa de sua proposta.

Já Mozarildo destaca que o objetivo básico da criação da escola agrotécnica é levar aos jovens do município a oportunidade de acesso a um ensino de qualidade para, desse modo, formar mão de obra especializada, capaz de incrementar a produção e melhorar a qualidade de vida dos filhos de pequenos agricultores e pecuaristas de Roraima.



01/08/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


PROJETO DE LUZIA AUTORIZA CRIAÇÃO DE ESCOLA AGROTÉCNICA

Mozarildo cobra da Câmara votação de projeto que autoriza criação de colégio militar em Roraima

CE pode votar projeto que cria escola agrotécnica em Boa Vista

PROJETO DE MOREIRA MENDES CRIA ESCOLA AGROTÉCNICA EM RONDÔNIA

Projeto de Freitas Neto autoriza criação de escola técnica no Piauí

Projeto autoriza a criação da Escola Técnica Federal Industrial de Laranjal do Jarí, no Amapá