Goiás terá escritório de auxílio ao micro e pequeno empreendedor criativo



O estado de Goiás ganhará um escritório de auxílio ao micro e pequeno empreendedor criativo. A iniciativa faz parte do projeto Criativa Birô, equipamento que objetiva fortalecer e desenvolver a economia criativa dos estados brasileiros, por meio da disponibilização de informações, da realização de formações técnicas, da prestação de serviços de consultoria e assessoria, da disponibilização de acesso a linhas de crédito, entre outros.

O acordo foi assinado pela secretária de Economia Criativa do Ministério da Cultura (em construção), Cláudia Leitão, e o presidente da Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico Teixeira (Agepel), Gilvane Felipe, na quinta-feira (1º), em Goiânia (GO).

Com recursos de R$ 1,2 milhão do Ministério da Cultura e contrapartida do estado, que abrange 20% do valor do projeto, e também o local de funcionamento, o Criativa Birô fornecerá auxílio para elaborar modelos de negócios, planos de comunicação e distribuição, além de consultorias jurídicas, linhas de crédito, birô de exportação e formações específicas aos artistas.

“O papel do Estado é apoiar o artista para que ele possa vender seu produto. O sonho do ser criativo é ver sua criação fluir, ser distribuída”, afirmou Cláudia Leitão. Para ela, o Criativa Birô de Goiás terá a cara de seu povo. A intenção é que esses locais sejam a casa do empreendedor que necessita de auxílio.

Além de Goiás, os estados do Acre, Minas Gerais, Pernambuco e Rio Grande do Sul também receberão o Criativa Birô. A expectativa da Secretaria de Economia Criativa é que a partir de 2012, até 2014, os “Criativas Birôs” sejam expandidos para todo o Brasil e que sejam criados os “Criativas internacionais” para distribuição de produtos com a marca brasileira. “A Copa do Mundo e as Olimpíadas são oportunidades únicas para colocar o produto criativo do Brasil lá fora”, explicou Cláudia Leitão.

Fonte:
Ministério da Cultura



02/12/2011 18:18


Artigos Relacionados


Dilma destaca importância do micro e pequeno empreendedor para o país

Cultura terá escritórios de apoio a empreendedor criativo em cidades-sede da Copa

Pequeno empreendedor terá mais prazo para entregar declaração do Simples Nacional

Rio Grande do Sul ganhará espaço de apoio ao empreendedor criativo

Microcrédito para pequeno empreendedor deve ser lançado na próxima semana

IPT: Tecnologia, ferramenta de competitividade para micro e pequeno empresário