Goldman participa de lançamento de livro sobre Franco Montoro
O livro surgiu depois de um seminário promovido pelo Memorial da América Latina sobre o ex-governador
O governador em exercício Alberto Goldman participou na noite desta terça-feira, 18, do lançamento do livro “O Legado de Franco Montoro”, na Barra Funda, zona Oeste da Capital. A obra reúne depoimentos sobre Montoro de várias autoridades do cenário político brasileiro, vinte e cinco anos depois do democrata ter tomado posse como governador de São Paulo, em 15 de março de 1983.
“Montoro foi o grande líder da mudança, da transformação”, resumiu Alberto Goldman, ao recordar dos embates travados pelo ex-governador com os militares em prol da redemocratização do país. Durante discurso, Goldman também citou o fato de Montoro ter retirado sua candidatura à presidência do país em meados da década de 80 para apoiar Tancredo Neves. “Os interesses da população sempre estiveram à frente dos interesses pessoais desse grande político,” observou Goldman.
O livro surgiu depois de um seminário promovido pelo Memorial da América Latina sobre o ex-governador em julho do ano passado. O evento reuniu amigos de Montoro, como o governador José Serra, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o advogado Eduardo Muylaert e do consultor Rubens Barbosa. Todos os depoimentos estão reproduzidos nas 340 páginas do livro que conta ainda com depoimentos de ícones da política nacional. É o caso da governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius , do senador Pedro Simon, dos ex-governadores paulistas Cláudio Lembo, Geraldo Akcmin, Paulo Egydio Matins, entre outros.
“Montoro foi sempre muito popular e soube muito bem transformar essa popularidade em voto. Mas nunca se rendeu ao cultivo obsessivo da popularidade. Tampouco ignorou a necessidade de atingir o povo com um discurso simples e objetivo”, escreveu o governador José Serra no capítulo em que traça um paralelo entre a ação de governo e a ação política de Montoro.
A obra é resultado de um projeto conjunto entre a Fundação Memorial da América Latina em parceria com a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. “O livro é uma forma de podemos preservar um pouco mais a memória do que representou Franco Montoro, um estadista ímpar, ético, expoente da democracia participativa entre nós. Tinha a convicção de que a participação popular era um poderoso instrumento de aperfeiçoamento da democracia representativa”, avaliou o diretor-presidente da Imprensa Oficial, Hubert Alquerés. “É uma homenagem a um homem que sempre defendeu a integração da América Latina”, completou Fernando Leça, presidente da Fundação Memorial.
Para o cientista político José Augusto Guilhon Albuquerque, organizador do livro, Franco Montoro foi um líder de uma geração inteira. “Dentre os líderes políticos, empresariais, acadêmicos, sindicais e religiosos que se têm destacado em São Paulo e no Brasil, conheço poucos que não aprenderam alguma coisa com Franco Montoro", conclui José Augusto.
Serviço:
O legado de Franco Montoro, organizador: José Augusto Guilhon Albuquerque, Imprensa Oficial do Estado de São Paulo/Fundação Memorial da América Latina | 340 páginas |R$ 40,00.
Cleber Mata
03/19/2008
Artigos Relacionados
Sarney participa de lançamento de livro sobre Darcy Ribeiro
Tebet participa de lançamento de livro sobre leis municipais
Governador participa do lançamento de livro sobre a fotografia de São Paulo nos séculos XIX e XX
Governador participa de lançamento de livro sobre Octávio Frias de Oliveira
Renan Calheiros participa de lançamento do livro sobre participação das mulheres na política
José Alencar participa, no Senado, de lançamento de livro sobre a economia do Mercosul