Renan Calheiros participa de lançamento do livro sobre participação das mulheres na política



Na manhã desta quarta-feira (11), durante o lançamento do livro + Mulher na Política: Mulher, Tome Partido, o presidente do Senado, Renan Calheiros, lastimou que a representatividade na mulher na política brasileira ainda não tenha alcançado um índice desejado. De acordo com Renan, o Brasil ainda tem um longo caminho a percorrer quando se fala em questões de gênero.

- Embora sejam maioria no eleitorado, as mulheres ainda não alcançaram igual representação nas instâncias políticas - lamentou.

De acordo com a União Interparlamentar da Organização das Nações Unidas, o Brasil tem um dos piores índices de participação feminina na política. Entre 190 nações, o Brasil ocupa a 158ª posição.  Atualmente, dos 513 deputados, somente 8,6% são mulheres, e no Senado, dos 81 representantes existem apenas oito senadoras; isto é, pouco menos de 10%.

- Estamos abaixo dos países árabes, onde elas são 11,4%. Nas Américas, estamos em penúltimo lugar só perdendo para o Panamá na representação política de mulheres - disse Renan Calheiros.

A procuradora da Mulher no Senado, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), referiu-se a versos do escritor Mario Quintana (1906-1994), que recomendava às mulheres que "plantassem o seu jardim e decorassem sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe dessem flores"; e da escritora Cora Coralina (1889-1985), que dizia ser "aquela mulher a quem o tempo muito lhe ensinara: a amar a vida e não desistir da luta, recomeçar na derrota, renunciar a palavras e pensamentos negativos, acreditar nos valores humanos e ser otimista".

Participaram do evento, além de Renan Calheiros e Vanessa Grazziotin,  a procuradora da Mulher na Câmara, deputada Elcione Barbalho (PMDB-PA); a coordenadora da Bancada Feminina na Câmara, deputada Jô Moraes (PCdoB-MG); a secretária-executiva da Secretaria de Política para as Mulheres, Lurdes Bandeira; o representante da ONU Mulheres para o Brasil, Nadine Gasman; o coordenador do Banco Mundial para o Brasil, Boris Dutra; a ministra do Superior Tribunal do Trabalho, Delaíde Miranda Arantes; a secretária de Estado da Mulher do Distrito Federal, Olgamir Amancia; o presidente da Associação Brasileira de Imprensa, Fichél Davi Chargel; além várias de senadoras e deputadas e representantes da sociedade civil.

A informação é da Assessoria de Imprensa da Presidência do Senado.



11/12/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Renan participa de lançamento do livro "Os Desafios da Comunicação Social no Brasil"

Renan participa do lançamento da Política de Desenvolvimento da Tecnologia no Planalto

Renan Calheiros registra lançamento de documentário sobre radialista alagoano

Goldman participa de lançamento de livro sobre Franco Montoro

Sarney participa de lançamento de livro sobre Darcy Ribeiro

Tebet participa de lançamento de livro sobre leis municipais