Gomes participa do encontro nacional dos ex-distribuidores da Ford



O Brasil já tem uma associação de ex-distribuidores da Ford: a Abedif, que integra 350 empresas que revendiam os veículos da montadora. Hoje de manhã, no encontro nacional da Associação, na Câmara dos Deputados, em Brasília, os empresários decidiram entrar com ações coletivas na Justiça contra a multinacional. Eles querem indenizações por rompimento unilateral de contrato e reembolso pelo pagamento de impostos.

Segundo o deputado estadual José Gomes (PT), presente ao encontro, as cláusulas contratuais comprometiam as relações entre as duas partes, na medida em que inviabilizavam a renegociação com a montadora. "Para compensar a perda progressiva de lucro no mercado brasileiro, a Ford impunha aos distribuidores a absorção do seu prejuízo", explicou o parlamentar.

No mês passado, Gomes acompanhou o depoimento do senador Lindberg Cury (PFL/DF)), presidente da Abedif, na Comissão de Finanças e Planejamento da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, sobre o descredenciamento dos revendedores que discordaram do tratamento dispensado pela Ford e sentiram-se pressionados a fechar o seu negócio. "O prejuízo desses empresários chega a R$ 300 milhões", lembrou Gomes.


12/05/2001


Artigos Relacionados


Cury critica política da Ford com ex-distribuidores

Tebet manifesta solidariedade a ex-distribuidores Ford

Lindberg quer que Ford pague direitos a seus antigos distribuidores

Renan participa de encontro nacional de corregedores

Zambiasi participa do Encontro Nacional de Polícias

Serviço: Sabesp participa do III Encontro Nacional de Administradores de Condomínios