Lindberg quer que Ford pague direitos a seus antigos distribuidores



O senador Lindberg Cury (PFL-DDF) criticou o tratamento dado pela Ford a seus ex-distribuidores. Em nome da Associação Brasileira dos ex-distribuidores Ford, o senador exigiu que a montadora devolva aos seus ex-concessionários o que lhes é devido. Lindberg acusou a Ford de ter promovido, desde 1995, um descredenciamento abrupto de mais de 312 concessionários, em um universo de 427 distribuidoras.

- Sob o pretexto de criar as chamadas mega dealers (grandes revendedoras), a Ford foi eliminando do seu caminho as concessionárias. Só que diferentemente da matriz norte-americana que, cumprindo a legislação que lá funciona, indenizou a todos os seus concessionários - afirmou.

A medida, na avaliação do senador, prejudicou antigos colaboradores da montadora norte-americana que tiveram o patrimônio aniquilado à custa de pressões. Alguns deles, acrescentou Lindberg, com dívidas impossíveis de serem liquidadas, junto ao Banco Ford.

Na avaliação do senador, a unidade de Camaçari (BA), que será inaugurada nesta sexta-feira (12), representa a tentativa da Ford de recuperar espaço no mercado brasileiro. "Depois de se instalar no Brasil em 1919, merecer por mais de meio século a liderança absoluta na preferência do público consumidor, a empresa negligenciou sua atuação e perdeu espaço, detendo hoje 3,93% de participação no mercado", afirmou Lindberg, que foi proprietário de uma concessionária Ford em Brasília, por 37 anos.

O pleito dos ex-concessionários Ford recebeu o apoio dos senadores Romeu Tuma (PFL-SP), Casildo Maldaner (PMDB-SC), Marina Silva (PT-AC) e Emília Fernandes (PT-RS). Tuma citou o exemplo de João Zarife, antigo proprietário da Santo Amaro Distribuidora, em São Paulo, que foi a maior revendedora da América do Sul. Lindberg lembrou que Zarife vive hoje na miséria, e sofreu um enfarte provocado pelos problemas com a gestão imposta pela Ford.

Emília observou que o ex-governador do Rio Grande do Sul Antonio Brito ofereceu condições especiais para a Ford se instalar no estado, tais como isenção de impostos e facilidades de financiamento. Mesmo assim, montadora fez novas exigências que acabaram inviabilizando sua instalação, disse a senadora.:

- A Ford se retirou do Estado e não perdemos nada - afirmou Emília Fernandes.

11/10/2001

Agência Senado


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