Gomes vai à Secretaria da Segurança para tratar do Plano de Carreira da BM
O deputado José Gomes (PT) se reúne às 11 horas desta quarta-feira, dia 30/05, com o secretário substituto da Segurança Pública, Lauro Magnano, para discutir promoções e mudanças no plano de carreira da Brigada Militar. Os policiais lotaram ontem (29/05) o Plenarinho da Assembléia Legislativa para reivindicar a revogação da Lei 10.992, do governador Antonio Britto (PMDB), de 1997, que colocou as funções de cabo, terceiro sargento e subtenente em extinção. "Esse é um debate inicial para que possamos corrigir as falhas da legislação", adiantou Gomes, autor da emenda apresentada na época que estendia o direito de ascensão ao posto e às graduações de carreira a soldados, cabos e sargentos da ativa.
O parlamentar defende promoções criteriosas, sem a interferência de coronéis. Ele considera injusta a lei que não respeita a hierarquia da Brigada Militar, e que deixa mais de 1700 cabos à espera da promoção a terceiro sargento, juntamente com os soldados com mais de 20 anos de serviço. "Antes, o cabo era superior ao soldado", assinalou Gomes, que defende um plano de carreira ao funcionário brigadiano por ascensão funcional e não por concurso interno, como é feito atualmente. "Esses funcionários são os únicos servidores estaduais que não contam com um plano de promoção automático, necessitando fazer concurso interno para ascender na graduação", lembrou o deputado.
Ao contrário do governo anterior, Gomes acredita que a Administração Olívio Dutra vá corrigir tais falhas. Os brigadianos também aprovaram uma moção de apoio a greve de seus colegas de Tocantins.
05/29/2001
Artigos Relacionados
Gomes discute plano de carreira da BM com Segurança Pública
José Gomes participa de reunião sobre plano de carreira para praças da BM
Gomes elogia trabalho de soldado na Secretaria de Segurança
Aprovado plano de carreira para PMs e bombeiros do DF
Ciro Gomes exporá plano para a Amazônia
Governo anuncia novo plano de carreira para a PM