Governador abre oficialmente a 24ª edição do Salão do Automóvel



O evento será aberto ao público a partir desta quinta-feira, dia 19 até o próximo dia 29 de outubro

A 24ª edição do Salão Internacional do Automóvel foi aberta oficialmente na noite desta quarta-feira, dia 18, com a presença do governador Cláudio Lembo e do prefeito da Capital, Gilberto Kassab. A renda de hoje foi revertida para programas sociais.  Estiveram presente também diversos políticos e autoridades, como Luis Fernando Furlan, ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Modelos de luxo, populares, esportivos e carros conceito estarão expostos para o público a partir de amanhã até o dia 29 de outubro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. Trata-se do maior e mais completo evento da indústria automobilística da América Latina, organizado e promovido pela Alcântara Machado Feiras de Negócios

Com o patrocínio da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), e co-patrocínio da Abeiva (Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores) e do Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores), o tema do Salão deste ano é "Paixão, Emoção e Evolução". São mais de 155 expositores, em mais de 90 mil m2 de exposição e dezenas de lançamentos inéditos no País.

Rogélio Golfarb, presidente da Anfavea, ressaltou a presença de veículos de diversas marcas, inclusive da Argentina na edição deste ano. Lembrou ainda a importância da indústria brasileira no setor automotivo. "O Brasil não só produz para o mercado interno, mas também para o mundo, sendo que 33% é dedicado a exportação", disse Goldfarb. Ele informou também que este ano serão produzidos 3 milhões de unidades de veículos no Mercosul e que serão vendidos nesse mercado, aproximadamente 2,3 milhões de unidades.

Antes de percorrer diversos estandes do salão, o governador Cláudio Lembo brincou com os presentes sobre a sua idade. "A vantagem de se ter idade avançada é ter muita história. Quando eu vim ao primeiro salão, tudo era rústico e primitivo, mas tinha uma grande imagem de futuro do Brasil". E completou: "A consciência de que o futuro é hoje tem sido demonstrado pelos investimentos das grandes montadoras no Brasil. Só há futuro, quando se tem um presente muito firme", destacou o governador.

  Ele ressaltou também as ações do Governo do Estado de São Paulo, nas exportações automobilísticas, com investimentos no Porto de São Sebastião, em logística de exportação, estrutura de trabalho e escolas técnicas.

E fez uma previsão: "Seremos capazes nos próximos 50 anos de fazer veículos com todos os tipos de combustíveis e tipicamente brasileiros como o etanol, além de contribuir para  humanidade com o fim da poluição".

A grandeza do Salão Internacional do Automóvel não se resume apenas à exposição de veículos, mas também por sua força, capaz de movimentar mais de 56 segmentos como hotelaria, transporte, compras e serviços, gerando mais de 20 mil empregos diretos e indiretos durante os dias de realização.

Segundo informações da São Paulo Turismo, de acordo com cálculos da Organização Mundial do Turismo, o Salão do Automóvel - com mais de 550 mil visitantes em 2004, sendo 20% desses turistas, com os estrangeiros representando cerca de 10% do total de turistas -, movimenta, aproximadamente, R$ 55,5 milhões para a cidade de São Paulo.

   Números do setor

Apoiadores oficiais do Salão Internacional do Automóvel, a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) e o Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores) colhem resultados positivos no que diz respeito ao mercado interno, que este ano deve atingir sua segunda marca histórica com a produção de automóveis de passeio e comerciais leves prevista em 2,64 milhões de veículos (incluindo as exportações), aumento de 4,5% em relação a 2005 (2,53 milhões de veículos) e mais de 1,84 milhão de unidades licenciadas.

Algumas novidades

Ousadia, potência e modernidade são conceitos aliados aos novos esportivos e cupês que serão apresentados nessa edição do Salão Internacional do Automóvel. Modelos como o Z4 e o M6 são as apostas da montadora alemã BMW para conquistar o público aficionado por velocidade. O Z4 Coupê foi originado da versão conversível da marca. Já o M6 possui um motor V10, com 507 cavalos de potência, podendo atingir de 0 a 100 km/h em menos de 5 segundos.

A Audi apresenta a nova versão do TT Coupê, que ficou 80 quilos mais leve e ganhou um estilo mais esportivo com uma suspensão 10 milímetros mais baixa que suas versões antigas.

O Eos é o lançamento mais esportivo da Volkswagen. O modelo é resultado do carro-conceito Concept C. Seu grande atrativo é poder se transformar de cupê para conversível em apenas 20 segundos, em um processo completamente automático.

O modelo Celta SS é o destaque da Chevrolet para o segmento esportivo. O veículo será lançado na versão 1.4 e sairá da fábrica com acessórios originários do tuning.

Sonho de consumo do final da década de 1960, o Mustang Shelby GT500 da Ford está de volta numa versão agressiva e moderna. Sendo o modelo mais potente da montadora norte-americana, tem como marca registrada, além do motor V8 5.4, são as listras paralelas que o cruzam de ponta a ponta.  Um motor V8 4.2 de 300 cavalos é o grande destaque do XK Jaguar. Eleito o carro do ano na Inglaterra, esse esportivo vai de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos. Contrariando os cupês que viram conversíveis, o modelo era um conversível que virou cupê.

Em se tratando de modelos esportivos, uma das mais tradicionais marcas da indústria automobilística, a Ferrari, não deixou por menos e trouxe dois modelos: a Ferrari Enzo F599 e a F430. A primeira é uma série limitada, sendo a mais cara dos modelos da montadora ital

10/18/2006


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