Governador concede a Ordem do Ipiranga a major brigadeiro-do-ar



Essa é a mais elevada honraria de São Paulo e tem como objetivo distinguir cidadãos por serviços de relevância prestados ao Estado

O governador Cláudio Lembo concedeu a Ordem do Ipiranga ao major brigadeiro-do-ar Aprígio Eduardo de Moura Azevedo, comandante militar do Sudeste do Exército Brasileiro, no grau Grã-Cruz. O decreto está publicado no Diário Oficial desta quinta-feira, 5 de outubro.

A Ordem do Ipiranga é a mais elevada honraria do Estado de São Paulo. Seu objetivo é distinguir cidadãos, brasileiros ou estrangeiros, por seus méritos pessoais e serviços de relevância prestados ao Estado e seu povo.

Instituída em junho de 1969, a denominação da honraria evoca o episódio máximo da história brasileira ocorrido em São Paulo. O lema da Ordem é a frase de Dom Pedro: ‘Independência ou Morte’. A primeira outorga ocorreu em 8 de janeiro de 1970.

A Ordem do Ipiranga possui cinco graus clássicos das ordens honoríficas: Grã-Cruz, Grane Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.

O Grão-Mestre da Ordem é o governador de São Paulo, cuja insígnia é a Grã-Cruz. Já o Chanceler é o secretário-chefe da Casa Civil.



10/05/2006


Artigos Relacionados


Governador concede Ordem do Ipiranga a ministros do STF

Governador concede Ordem do Ipiranga ao Cardeal Dom Cláudio Hummes

Governador concede a Ordem do Ipiranga para autoridades do Judiciário

Governador concede a Ordem do Ipiranga ao comandante da região Sudeste do Exército

Governador concede a Ordem do Ipiranga ao comandante da região Sudeste do Exército

Serra concede Ordem do Ipiranga ao teólogo Heinz Dreessel