Governador Jorge Viana diz que o povo e o estado do Acre merecem homenagem
O governador do Acre, Jorge Viana, autorizado pelo presidente do Senado, José Sarney, a discursar no Plenário durante a sessão comemorativa ao centenário do Tratado de Petrópolis nesta quarta-feira (12), manifestou seu contentamento e emoção por participar da homenagem do Congresso ao estado do Acre. A história do estado e de seu povo, disse Viana, é singular e tem afinidade muito grande com a bravura do povo brasileiro.
Jorge Viana lembrou a saga de criação do Acre e disse que o nascimento do estado está ligado ao sentimento de liberdade dos cidadãos que para lá se deslocaram ou lá decidiram se fixar em busca de novas oportunidades.
- Estes não queriam mais do que ser reconhecidos pela pátria que os havia abandonado - disse o governador, ao comentar o fato de o Brasil haver decidido entregar, em acordo anterior ao Tratado de Petrópolis, o Acre à Bolívia.
Ao enumerar as várias etapas anteriores ao tratado - que anexava jurídica e formalmente o Acre ao Brasil - Jorge Viana observou que a determinação do povo acreano e dos líderes da Revolta Acreana, como o gaúcho Plácido de Castro, com várias mortes nas batalhas de resistência à dominação boliviana, sensibilizaram a população brasileira e a opinião pública de outras nações. Ele lembrou que a questão do Acre era "o assunto do dia em todos os países do mundo".
- Assim surgiu o Acre. A única região de nosso país em que seu povo foi à guerra para conquistar o direito de ser brasileiro. É isso que dá total legitimidade a esta sessão solene - disse Jorge Viana que lembrou o heroísmo do Barão do Rio Branco e de Chico Mendes para conclamar os brasileiros a defender a unidade do país.
12/11/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Jorge Viana elogia início do projeto Cidade do Povo no Acre
Sérgio Petecão acusa Tião Viana e pede proteção à Mesa; Jorge Viana defende governador do Acre
Jorge Viana anuncia sessão especial em homenagem ao Acre
Gilvam Borges homenageia o ex-governador do Acre Jorge Viana
Jorge Viana comemora os 50 anos de autonomia do Acre
Jorge viana comemora desenvolvimento humano do Acre