Jorge Viana comemora os 50 anos de autonomia do Acre



O senador Jorge Viana (PT-AC) anunciou em Plenário, nesta segunda-feira (11), o início das comemorações da autonomia do estado do Acre, que deixou de ser território em 15 de junho de 1962.

Jorge Viana lembrou a luta da população do Acre pela autonomia, recordando que a primeira revolta durou cem dias e ocorreu em 1910 na cidade de Cruzeiro do Sul. Pouco depois, o mesmo movimento surgiu em Sena Madureira e Rio Branco, mas também foram sufocados pelas tropas federais.

Após intensos debates políticos, já nas décadas de 1950 e 1960, o então presidente João Goulart sancionou uma lei em 1962, transformando o Acre no primeiro território federal a tornar-se estado. A partir disso, os cidadãos do estado do Acre puderam votar e ser votados, estabelecer leis e arrecadar impostos e deixaram de viver apenas com os repasses do governo federal.

Jorge Viana informou que, em comemoração ao cinquentenário de autonomia do Acre, haverá uma sessão solene no Plenário na próxima segunda-feira (18), com a presença do governador do estado, Tião Viana (PT-AC).



11/06/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jorge Viana comemora os 108 anos de incorporação do Acre ao território brasileiro

Sibá comemora 42 anos da autonomia do Acre

Jorge viana comemora desenvolvimento humano do Acre

Jorge Viana comemora abertura permanente da BR-364 no Acre

Jorge Viana comemora acordo que viabilizará banda larga de qualidade no Acre

Jorge Viana comemora ajuda do governo federal a imigrantes ilegais no Acre