Governador participa de homenagem ao brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar
nd
O governador Cláudio Lembo participou, na manhã desta sexta-feira, dia 6, de missa ‘in memoriam’ do brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, patrono da Polícia Militar de São Paulo.
A missa foi celebrada pelo padre Antônio Maria, na Igreja das Chagas do Seráphico Pai São Francisco, na região central da cidade.
“Hoje nós celebramos a memória do brigadeiro Tobias, este que criou a guarda municipal permanente, a antiga Força Pública e hoje Polícia Militar de São Paulo”, lembrou o governador.
O brigadeiro Tobias de Aguiar nasceu em Sorocaba, em 4 de outubro de 1794, e ainda jovem ingressou no Regimento das Milícias. Aos 26 anos, reuniu uma tropa formada por 100 homens e foi para o Rio de Janeiro combater tropas portuguesas, contrárias a Independência.
Ele foi casado com a Marquesa de Santos, com quem teve seis filhos. Em 1842, juntamente com o Padre Diogo Feijó, comandou a Revolução Liberal e combateu a ascensão dos conservadores. Tobias morreu em 1857, na província do Rio de Janeiro.
De acordo com o governador, Rafael Tobias de Aguiar acreditou na liberdade e por isso foi preso. “Ele acreditava que só a liberdade seria capaz de permitir às pessoas evoluírem efetivamente”, destacou.
Para o comandante da Polícia Militar, cel. Eliseu Éclair, o b
10/06/2006
Artigos Relacionados
Tuma registra homenagem ao brigadeiro Raphael Tobias de Aguiar
Secretária Linamara Rizzo Battistella recebe medalha Brigadeiro Tobias
Primeira dama Renéa Lembo é homenageada com a medalha "Brigadeiro Tobias"
Governador participa de homenagem ao Dia do Soldado
Governador participa de homenagem a Santos Dumont
Arthur Virgílio presta homenagem ao empresário Raimar Aguiar