Governo apresenta medidas para atender aumento de passageiros



Um conjunto de medidas para evitar eventuais transtornos aos passageiros nos aeroportos durante o fim de ano – período em que projeções indicam que a demanda de 2013 superará a de 2012 em quase 200 mil pessoas– foi anunciado pela Secretaria de Aviação Civil (SAC).

"Um dos nossos objetivos é evitar os atrasos nos voos. O passageiro é sempre a prioridade", explicou o ministro-chefe da SAC, Moreira Franco, ao anunciar o pacote de diretrizes a serem seguidas pelas companhias aéreas, Agencia Nacional de Aviação Civil (Anac) e administrações dos aeroportos.

Dados da Anac mostram que em dezembro ano passado o número de viajantes nos aeroportos foi de 16,4 milhões. Cálculos do órgão apontam que este mês chegará a 16,6 milhões, um crescimento de aproximadamente 1% no comparativo entre os dois períodos.

Entre as ações previstas estão o aumento de funcionários e de aviões reserva, assim como outras providências para garantir mais conforto aos usuários, como a maior oferta de tomadas para carregar tablets, celulares e notebooks, a ampliação das vagas de estacionamento nos terminais aéreos, e mais esteiras para agilizar e facilitar a entrega de bagagens.

“Embora os aeroportos fiquem mais cheios nessa época, queremos garantir a adequada prestação do serviço de transporte aéreo ao usuário, como vem ocorrendo nos últimos anos”, sublinhou o diretor-presidente da Anac, Marcelo Guaranys.

Nesse sentido, a agência incrementará em 300 a quantidade de servidores que a representarão na fiscalização dos aeródromos, onde também ajudarão a orientar o s usuários, e nos aeroportos. Naqueles que funcionam 24 horas, como Brasília, Guarulhos e Galeão, a Anac também estará presente o tempo todo.

As medidas, que foram decididas na quinta-feira em reunião realizada com a participação da Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero), gestores aeroportuários e transportadores aéreos, podem ser conhecidas nos links 1 e 2.

A Conaero, que congrega órgãos do poder público e da iniciativa privada, é responsável por supervisionar a organização e coordenação das atividades dos aeroportos.

Fazem parte dela a Casa Civil, SAC, a Anac, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeronáutica (Infraero) e os ministérios da Agricultura, Defesa, Fazenda (Receita Federal), Justiça (Polícia Federal), Planejamento e Saúde.

 

Fonte: 
Secretaria de Aviação Civil



13/12/2013 12:04


Artigos Relacionados


Governo adotará medidas para atender arrozeiros gaúchos

Flexa Ribeiro cobra medidas do governo contra aumento da inflação

Seminário discute medidas para atender jovens em meio aberto

Seminário discute medidas socioeducativas para atender jovens em meio aberto

Walter Pinheiro defende medidas urgentes para atender estados e municípios

Aeroportos: Daesp fecha o ano de 2000 com aumento de 7,5% no movimento de passageiros