Flexa Ribeiro cobra medidas do governo contra aumento da inflação
O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) comentou em Plenário, nesta quinta-feira (11), pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que aponta Belém como a cidade brasileira com maior inflação acumulada nos ultimos 12 meses. A capital do Pará registrou índice de 9,1%, bastante acima da meta anual que é de 6,5%.
A alta de 155% no preço da farinha de mandioca no último ano, e de 55% no preço do açaí já este ano, dois itens indispensáveis na cesta básica do paraense, levaram Flexa Ribeiro a fazer um comentário irônico.
- O governo Dilma pisou no tomate em relação à economia do Brasil - disse referindo-se ao reajuste de 150% no preço do produto que chega a custar R$ 10,00 em algumas regiões do país.
O parlamentar ressaltou o fato de a inflação ter superado a meta justamente nas regiões mais pobres, caso do Norte e Nordeste. Ele relacionou o aumento do índice de inadimplência e o crescente endividamento das famílias com o reajuste nos preços de alimentos básicos que começam a virar "artigo de luxo" na mesa dos brasileiros.
O senador atribuiu a ameaça de volta da inflação à "absoluta incompetência" da área econômica do governo federal, à "completa falta de estratégia" no setor de logística, à ausência de um plano desenvolvimentista e ao "inchaço desenfreado" da máquina pública.
Flexa Ribeiro lembrou que o PT criticou a o governo federal à época da criação do Plano Real, em julho de 1994, mas, quatro anos depois, durante a gestão do presidente Fernando Henrique Cardoso, a inflação ficou em 1,65%. Enquanto isso, comparou o senador, hoje a inflação em Belém chega a quase 10%.
Mesmo reconhecendo os diferentes contextos históricos e socioeconômicos, o parlamentar alertou para "a negação do problema" que, afirmou, vem desde o governo Lula e continua no governo de Dilma Rousseff .
- O PSDB nunca escondeu que buscaria combater a inflação. Combateu e venceu, sem fugir do debate. Já o PT continua com a marca do seu maior líder, que até hoje finge nunca saber de nada - afirmou.
11/04/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Aloysio Nunes cobra medidas concretas do governo contra inflação
Flexa Ribeiro alega que aumento do mínimo no governo FHC foi maior que no de Lula
Dornelles elogia medidas do Banco Central contra inflação e diz que aumento de juros é desnecessário
Flexa Ribeiro defende governo do Pará contra crítica de jornal paraense
Flexa Ribeiro cobra regulamentação da Lei Kandir
Flexa Ribeiro critica aumento de tarifas bancárias