Governo apresenta resultados de encontro sobre mudança climática



A diretora de projetos da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), Natalie Unterstell esteve presente, nos dias 18 e 19 setembro de 2013, no Fórum Global de Especialistas sobre Mudança do Clima reunido em Paris (França), pela OCDE (Organização de Cooperação para o Desenvolvimento Econômico).

O evento faz parte de uma série de seminários organizados pela OCDE e pela Agência Internacional de Energia (AIE) com o objetivo de promover o diálogo e melhorar a compreensão sobre questões técnicas nas negociações internacionais sobre mudanças climáticas.

São encontros informais, fora das negociações da UNFCCC (United Nations Framework Convention on Climate Change).

O evento tratou dos elementos necessários para garantir que um novo acordo climático global seja ambicioso e contenha efetivamente o aumento da temperatura em até 2o Celsius, considerado um limite seguro pelos cientistas.

Esse acordo será negociado no âmbito das Nações Unidas até 2015, e terá efeito a partir de 2020. O foco principal foram os novos compromissos internacionais para mitigação do aquecimento global.

“Participei ativamente da discussão sobre os tipos de compromissos e o processo por meio do qual a comunidade internacional alcançará o nível de ambição necessário para limitar o aumento da temperatura em 2o Celsius”, disse Natalie. “Fui convidada a fazer uma intervenção, o que consistiu em apresentar visões sobre como esse processo terá de ser embasado por aspectos de equidade e considerar amplas consultas nacionais”, completou a diretora.

Fonte:
Secretaria de Assuntos Estratégicos



02/01/2014 11:26


Artigos Relacionados


USP promove encontro internacional sobre mudança climática

USP promove encontro internacional sobre mudança climática amanhã

Casagrande anuncia encontro com Lula para discutir mudança climática

Encontro apresenta resultados de pesquisas sobre Etnobiologia e Etnoecologia

Política Nacional sobre Mudança Climática

Começa debate sobre mudança climática e economia